Formação ISPA na Pós-graduação Psicogerontologia, proporciona uma compreensão avançada e atualizada dos processos de envelhecimento, numa perspetiva multidisciplinar e integrada.
Portugal será, em 2050, o terceiro país do mundo com mais idosos, segundo as projeções demográficas das entidades de referência, nacionais e internacionais. Face à dimensão desta problemática, a comunidade científica, nos mais diversos domínios do conhecimento, tem vindo a produzir novos conhecimentos com o propósito de ajudar as sociedades a lidar com esta realidade, multifacetada, pluridisciplinar e complexa.
Proporcionar contextos para um envelhecimento ativo ou intervir no sentido de retardar os processos que levam a menor autonomia e independência do idoso é um dos principais desafios (senão o principal) de qualquer profissional que trabalha com esta população.
Este curso proporciona uma compreensão avançada e atualizada dos processos de envelhecimento, numa perspetiva multidisciplinar e integrada. Constitui uma mais-valia para quem já trabalha ou que pretende vir a trabalhar em instituições ou equipamentos sociais, tais como lares, centros de dia residências seniores, centros sociais e paroquiais, serviços de apoio domiciliário, cuidados continuados e centros comunitários de apoio a idosos, entre outros.
Áreas de Intervenção
- Gerontologo
- Psicólogo em instituições de cuidados para idosos
- Coordenador de equipa multidisciplinar em instituições de cuidados para idosos
- Gestor de projetos sociais para idosos
- Terapeuta ocupacional em lares de idosos
- Fisioterapeuta geriátrico
- Nutricionista especializado em gerontologia
Datas
29/01/2026 – As aulas são em regime Pós-Laboral e realizam-se às Quintas-Feiras das 18h30 às 22h30
DURAÇÃO – 180H
FORMATO – À distância
IDIOMA – Português
PLATAFORMA – Zoom
ACREDITAÇÃO – Diploma de Pós-Graduação em Psicogerontologia