2021: fomos todos a exigir porque “Agora Somos Nós”!
-
DEZEMBRO
- 28 | Lançámos o nº 119 da Revista em Foco numa edição especial.
.
Não cumprimos a linha editorial da revista.Não temos uma entrevista de fundo em Perfil nem um Tema de Capa abordado em profundidade.
Esta é uma edição especial porque o apoio e a força que os enfermeiros, o sindicato, receberam com a campanha “Agora somos nós” têm que ficar registados de forma excecional na revista Enfermagem em Foco.
- 14 | Eugénio Rosa demonstra nesta análise porque os 1100 MILHÕES € injetados no Serviço Nacional de Saúde não resolvem as necessidades – são, afinal, para pagar as dívidas do SNS.
-
NOVEMBRO
- 30 | Foi hoje publicada a Portaria que viabiliza a concretização da “Consolidação das situações de Mobilidade” de enfermeiros. É caso para dizer: finalmente!
- 12 | Pela valorização dos enfermeiros e pelo Serviço Nacional de Saúde, aderimos à Greve da Administração Pública neste dia 12 de novembro, nos turnos manhã e tarde.
São milhares os enfermeiros
– que não veem a sua experiência profissional reconhecida, ganhando o mesmo com 20 anos de experiência que ganhariam se acabassem de ser admitidos;
– que não têm a sua profissão e especialização reconhecida na carreira;
– que têm que “aguardar” mais de 100 anos para atingir o topo da carreira;
– que fazem o trabalho que seria de mais dois ou três colegas;
– que se superam, todos os dias, para garantir direitos e cuidados de saúde de qualidade às populações.Por todos eles, estivemos em greve.
-
OUTUBRO
- 12 | Carta Aberta de apoio aos enfermeiros portugueses é assinada por mais de 40 personalidades públicas e publicada neste dia no Jornal Público.
“Como pessoa e utente dos serviços do Serviço Nacional de Saúde não posso ficar indiferente aos problemas com que os enfermeiros continuam a estar confrontados e que sistematicamente têm vindo a ser tornados públicos.”
Podes aceder à Carta Aberta neste link.
.Também neste dia 12 de outubro, encerrámos a campanha “Agora somos nós” com a apresentação e aprovação de moção, em frente ao Ministério da Saúde.
- 1 | Frente comum de sindicatos apresenta Proposta Reivindicativa Comum 2022. Podes revê-la neste link.
-
SETEMBRO
- 30 | “Fui discriminada por ter sido mãe”. O mote desta ação de protesto junto à ARS Lisboa e Vale do Tejo. Em causa mais de 20 enfermeiras prejudicadas no seu exercício de parentalidade.
- 17 | Nesta concentração em frente ao Ministério da Saúde entregámos dezenas de murais que foram assinados por milhares de portugueses e portuguesas em todo o país. Sim, milhares. E sem qualquer hesitação.
.
O apoio incondicional da população emocionou-nos e motivou-nos e fizemos questão de o tornar político nesta ação de protesto, com aprovação de resolução. -
AGOSTO
- 24 | Após impasse negocial desde 2018, foi finalmente realizado um Acordo de Empresa entre o SEP e a União das Misericórdias Portuguesas.
- 4 | Neste dia, lançámos nova campanha a nível nacional. “Agora somos nós” marcou a agenda mediática, social e política num apoio sem precedentes aos enfermeiros portugueses.
Depois de nos unirmos em várias ações de luta regionais e nacionais, foi vez de nos virarmos para a população em geral e pedirmos que juntassem a sua voz à nossa, numa campanha nacional de apoio e mobilização. E os resultados foram incríveis.
Foram milhares de cidadãos anónimos (mais de 230.000) que, por todo o país, assinaram postais, murais, partilharam publicações, nos dedicaram mensagens comoventes de apoio e força.
E mais de 50 figuras públicas, da música, do desporto, das artes performativas, da academia, da literatura e de tantas outras áreas, juntaram-se a nós e deram cara e voz, numa Carta Aberta de apoio publicada no Jornal Público a 12 de outubro de 2021.
-
JULHO
- 31 | Sindicatos de enfermeiros unem-se contra o Governo e prometem avançar com novas ações de luta se o Governo não der resposta a um conjunto de exigências, como, por exemplo, a contratação de mais profissionais e a criação de uma carreira única para todos os enfermeiros.
- 15 | O nº 118 da revista Enfermagem em Foco chega a casa dos sócios do sindicato.
Este número da Enfermagem em Foco foi pensado e desenvolvido durante o período de emergência do primeiro semestre de 2021. Todos os dias, subiam os números de casos de doentes com covid-19, os números de internados, os números dos pacientes em cuidados intensivos.
Ao embate da pandemia juntou-se o resultado de decisões de anos, que viram diminuir o investimento no SNS. A pressão sentida sobre os serviços e os seus profissionais tem sido uma tarefa hercúlea, que obrigou a repensar procedimentos e prioridades e promover soluções inovadoras.
- 1 | Estivemos em frente ao Ministério da Saúde e entregámos à Sra. Ministra da Saúde os sapatos gastos dos desgastados enfermeiros.
.
Uma ação simbólica no momento em que aprovámos esta resolução de luta.Aqui podes rever as declarações de José Carlos Martins, presidente do SEP, à imprensa durante este protesto:
-
JUNHO
- 20 | Damos a cara há 33 anos – o mote da comemoração do aniversário do Sindicato dos Enfermeiros neste ano de 2021.
- 9 | Neste dia concentrámo-nos em frente à ARS Norte porque estas reivindicações têm que ter medidas concretas.
-
MAIO
- 12 | O Governo mantém a injustiça de não progredir 20 mil enfermeiros e promove outras:
– a sistemática desregulamentação dos horários de trabalho,
– a contratação precária de enfermeiros e despede quando entende,
– a desresponsabilização quando não apresenta o plano de necessidades a que o Orçamento do Estado obriga,
– o aumento dos contextos de trabalho a que os enfermeiros têm que dar resposta sem aumentar o número de efetivos,
– justificações para ocultar a sua inoperância e irresponsabilidade quando faz depender as “necessidades” das instituições com o aumento dos lugares dos mapas de pessoal que… não aprovou.No dia 12 de maio, cada enfermeiro presente na manifestação teve uma história para contar. Uma história de empenho e de responsabilidade mas também de revolta e de desmotivação.
O Dia Internacional do Enfermeiro de 2021 ficará na memória de muitos durante muito tempo.
.Neste dia mostrámos que não somos descartáveis.
Não somos bonecos.
Somos pessoas, enfermeiros de carne e osso – e demos a cara por todos!.Neste 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro, o Manifesto aprovado por todos é pela afirmação, pelo desenvolvimento da enfermagem e pela melhoria das condições de trabalho dos enfermeiros.
- 8 | Os chefes de Estado e de Governo de países da União Europeia reuniram no Porto, na chamada Cimeira Social. Os trabalhadores portugueses reafirmam os seus direitos em manifestação nacional da CGTP nesta cidade.
-
ABRIL
- 7 | No Dia Mundial da Saúde, as quatro maiores estruturas sindicais do Setor da Saúde exigiram o reforço do Serviço Nacional de Saúde e a valorização dos seus trabalhadores.
-
MARÇO
- 31 | Fartos de retórica: Vigília no Porto. Fechámos o ciclo de vigílias – a sul, centro e norte – em frente ao Centro Hospitalar S. João. E denunciámos uma vez mais o despedimento de contratos de substituição, num momento em que, tanto pelas necessidades dos serviços como pelo plano de vacinação, tanta falta fazem estes colegas.
- 25 | Fartos de retórica: Vigília em Coimbra. Cerca de meia centena de dirigentes e delegados estiveram, em representação dos enfermeiros da região Centro, na vigília em frente ao Hospital da Universidade de Coimbra. Foi possível ouvir os testemunhos de vários enfermeiros sobre problemas concretos.
.
- 17 | Fartos de retórica: Vigília em Lisboa. Porque fartos de retórica, exigimos resoluções!
.
.
Realizámos um conjunto de debates online que tiveram como objetivo refletir e discutir atuais e futuras necessidades em enfermagem.Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos, Equipas Comunitárias de Saúde Mental e Unidades de Saúde Públicas (USP) foram alguns dos temas e públicos-alvo em discussão.
Uma iniciativa a repetir, sem dúvida!
- 10 | Os enfermeiros estavam há 12 meses confrontados com uma realidade pandémica sem precedentes. Chegados a este momento, estamos absolutamente fartos da retórica política que não resolve, que manipula e que nos mantém precários.
.
Os enfermeiros uniram-se e durante dois meses fomos mesmos todos a exigir!- 8 | Assistimos à não concretização dos procedimentos relativos à Avaliação do Desempenho do biénio 2019/2020 e à não atribuição da menção qualitativa de RELEVANTE. Não o podemos permitir: que se revogue este SIADAP. 💪
-
FEVEREIRO
- 24 | Em carta remetida ao Primeiro Ministro e à Ministra da Saúde, reiterámos a exigência de “Relevante” (4 pontos) a todos os enfermeiros na Avaliação do Desempenho biénio de 2019/2020.
- 22 | Em 2021, ainda no contexto pandémico, foram várias as reivindicações e lutas para travarmos ou atenuarmos as injustiças que algumas medidas do governo criaram.
Uma das lutas ganhas passou por conseguirmos que, decorrente do encerramento das escolas, as faltas ao trabalho para assistência a filhos sejam pagas a 100%. Neste link, acede aos pontos principais do decreto lei publicado.
- 7 | És CIT e estás em mobilidade numa instituição do setor público administrativo: conseguimos que consolides aí.
Após vários anos de exigência e proposta, conseguimos que os enfermeiros com CIT que exerçam funções em regime de mobilidade numa instituição do Setor Público Administrativo (ARS, INEM ou instituições hospitalar) podem aí consolidar a partir de 2021.
-
JANEIRO
- 20 | Entregámos formalmente o pedido de revisão para uma carreira única, ao abrigo da Lei de Bases da Saúde. Esta foi a única recomendação que o parlamento aprovou no dia 15 – e nós não deixámos de a exigir com ações de luta, todos os meses.
.
- 15 | Neste dia vários partidos políticos tiveram a oportunidade de resolver os problemas dos enfermeiros e RECUSARAM fazê-lo. Os projetos de lei apresentados por BE e PCP – na sequência das petições recolhidas e apresentadas pelo SEP – foram chumbados com os votos contra do PS e as abstenções do PSD, CDS e IL.
.
Com este “chumbo”, 20 mil enfermeiros continuarão a não progredir, enfermeiros especialistas continuarão a não integrar a respetiva categoria e o desenvolvimento na carreira por causa dos rácios e percentagens continuará obstaculizado.José Carlos Martins, presidente do SEP, faz ponto de situação neste vídeo:
- 13 | ADSE: foi harmonizado o subsistema de saúde entre CTFP e CIT. É mais uma vitória nossa “tirada a ferros” no longo caminho de harmonização dos enfermeiros com contratos individuais de trabalho. Neste link os pontos principais que precisas saber sobre esta nova lei.
.
- 4 | Abrimos o ano com a resolução de uma injustiça agora publicada na Lei do Orçamento do Estado: transitam para a categoria de Especialista os enfermeiros nomeados para o cargo de Enfermeiro Diretor ou em funções de Chefia ou Direção.
- 20 | Entregámos formalmente o pedido de revisão para uma carreira única, ao abrigo da Lei de Bases da Saúde. Esta foi a única recomendação que o parlamento aprovou no dia 15 – e nós não deixámos de a exigir com ações de luta, todos os meses.