28 Abril, 2021
Hosp. Cruz Vermelha: mudança de acionistas mas os contratos de trabalho mantêm-se
No decurso de insistentes pedidos, os sindicatos reuniram, no passado mês de fevereiro 2021, com o novo Conselho de Administração (CA) do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, nomeado em dezembro 2020.

 

A Proposta de Revisão para 2021 da alteração do Acordo de Empresa (AE), foi apresentado à nova administração em 18 dezembro 2020, na sequência da aprovação da proposta reivindicativa para 2020 – cujas negociações ficaram suspensas, conjugada com a saída da anterior administração cessante – que propõe um aumento salarial em 9% e um aumento mínimo de €40 por trabalhador.

 

Houve mudança de acionistas mas os contratos de trabalho mantêm-se!

Na Ordem de Trabalhos desta reunião constavam a informação da situação atual e perspetivas futuras para o HCVP, devido à recente alteração de acionistas e aquisição das respetivas participações na Sociedade de Gestão Hospitalar, SA. Constavam ainda a continuidade do processo negocial de revisão do AE e proposta de aumentos salariais.

 

O Conselho de Administração afirmou que face à situação da alteração da sociedade gestora, esta encontra-se em fase final de aquisição por parte da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, da restante participação da PARPÚBLICA, a qual se previa que estivesse finalizada, até ao final de março de 2021.

 

No que concerne à proposta de revisão para 2020 e 2021, afirmaram que neste momento, devido à alteração da participação e de acionistas, não estão em condições de apresentar qualquer posição.

 

NOVA REUNIÃO EM ABRIL DE 2021

Face a este contexto, os sindicatos propuseram que as partes voltassem à mesa negocial, após aquisição da participação, previsivelmente, a concluir em março de 2021.

Para o efeito, uma nova reunião realizar-se-á no mês de abril 2021, tendo a nova administração do HCVP aceitado analisar e enviar aos sindicatos, uma contraproposta até à referida reunião.

Os sindicatos já remeteram à administração da empresa, proposta de agendamento de reunião para um dos dias, 28 ou 29 de abril, a confirmar pelo Conselho de Administração, para dar continuidade às negociações.

 

Sindicato da Hotelaria do Sul
Sindicato dos Enfermeiros Portugueses
Sindicato Profissionais Farmácia e Paramédicos