
O processo reivindicativo efetuado pelo SEP/Porto e pelos enfermeiros, obrigou a que o Ministério da Saúde autorizasse a contratação de enfermeiros para os hospitais do Porto.
Contudo, entende o SEP, que o número total de autorizações para contratação de enfermeiros fica muito aquém das reais necessidades, traduzível no reduzido número de enfermeiros por turno e a contínua realização de “horas a mais”.
Relativamente ao Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia, e apesar da autorização das 35 contratações, o SEP teve a informação do Conselho de Administração que estas autorizações iriam ser utilizadas para a regularização dos atuais contratos de substituição.
Compete aos Conselhos de Administração gerir.
Ao sindicato e aos enfermeiros continuar a exigir a regularização de todos os vínculos precários existentes e a readmissão dos enfermeiros despedidos e que continuam a ser necessários nos serviços.
O SEP continuará junto das administrações hospitalares e Ministério da Saúde a denunciar a situação de carência e exigindo a admissão de mais enfermeiros.
É importante dar visibilidade à situação em que se encontram e disponibilizarem-se para fazer a denúncia pública. Contacta o SEP.