1 Junho, 2021
CHV Nova de Gaia: horários do pessoal de enfermagem
Em carta enviada à administração damos conta da sobrecarga de trabalho.

 

Em síntese, o que escrevemos e exigimos à administração.

Nos últimos tempos têm chegado várias queixas relativamente à elaboração dos horários de trabalho do pessoal de enfermagem. Constatamos uma sobrecarga horária diária e semanal pouco consentânea com os limites que resultam da lei e que, aliás, o bom senso aconselha.

Em concreto no horário de junho de 2021 do Centro de Reabilitação do Norte – Unidade de Reabilitação, a maioria dos enfermeiros tem várias dezenas de horas a mais do que as inicialmente previstas e, consequentemente, uma redução dos dias de descanso semanal.

O contexto pandémico que se viveu há uns meses exigiu um esforço adicional dos profissionais de saúde e, muito especificamente, dos enfermeiros. A realidade atual é diferente e os regimes excecionais que então vigoraram são, justamente, exceções que não podem, de forma alguma, tornar-se a regra.

O respeito pelo descanso diário e semanal dos trabalhadores revela-se absolutamente crucial para uma adequada prestação de trabalho. Eventuais carências de pessoal devem ser colmatadas com a contratação de trabalhadores e não supridas à custa do sobre-esforço dos já existentes. A racionalidade económica – ou a economia para as estatísticas – não pode sobrepor-se à saúde e segurança dos enfermeiros.

Mais do que palmas à janela ou serenatas, o reconhecimento pelo trabalho dos profissionais de saúde passa por coisas tão simples como o cumprimento da lei no que aos horários de trabalho concerne.

 

Neste sentido, e antes de, em representação dos nossos associados, nos dirigirmos às entidades competentes para fiscalização destas matérias, solicitamos que a elaboração dos horários do pessoal de enfermagem – já com efeitos no horário de julho de 2021 – se faça no estrito cumprimento da lei, o que, como fica exposto, não tem acontecido.

 

Carta enviada, ao Presidente da administração, a 9 de junho