26 Outubro, 2020
CH Vila Nova de Gaia/Espinho: Horários de trabalho
Solicitámos reunião urgente à administração. As alterações dos horários de trabalho, obrigatoriamente, têm que ser precedidas de auscultação dos sindicatos.

 

Chegou ao nosso conhecimento que o Centro Hospitalar desencadeou um procedimento de alteração de horários de trabalho do pessoal de enfermagem, sem que tenha promovido a auscultação das associações sindicais, designadamente, do SEP.

O país atravessa um período que pode implicar a tomada de decisões gestionárias de “um dia para o outro” mas, não existe nenhuma norma especial ou excecional que permita derrogar o que está no Código do Trabalho (artº 217º).

Já a 3 de setembro, através de oficio, informámos a administração que não prescindíamos de, em defesa dos nossos associados, ser ouvidos sobre esta matéria tendo sido solicitada uma reunião que até à data não foi agendada.

Estão, agora, os enfermeiros a ser confrontados com uma declaração de aceitação de novos modelos de horários que configura, salvo melhor opinião, uma forma de pressão e/ou condicionamento destes profissionais.

Em carta enviada a 23 de outubro reiteramos pedido de reunião.