Na reunião concretizada a 3 de outubro, a Administração responsabilizou-se pela situação, assumiu reavaliar e comprometeu-se a contratar.
Os enfermeiros serão contratados nos próximos 15 dias.
No seguimento da informação que não seria concretizada a não contratação de 48 enfermeiros, cujo compromisso havia sido assumido com os profissionais e conosco solicitámos reunião com caráter emergente.
Relembramos que estava previsto a celebração de um novo contrato a 01 de outubro com aqueles enfermeiros e que a 30 de setembro receberam informação que tal não iria acontecer.
A referida reunião aconteceu, ontem, 3 de outubro.
Segundo o Conselho de Administração esta decisão foi da sua inteira responsabilidade. Justificaram que após terem assumido a contratação decidiram reavaliar as necessidades, no respeito pela sua missão e ao abrigo das competências gestionárias que lhes são atribuídas tendo obrigado a uma tomada de decisão com sentido de rigor e sustentabilidade da instituição. Assim sendo, a única opção que tinham era parar o processo de contratação.
Reiteramos que sempre defendemos o SNS e sempre o defenderemos e, como tal, defendemos o direito dos utentes a um SNS forte e com os profissionais necessários para cuidar da população.
Desta forma, o foco sempre foi salvaguardar o SNS, os utentes e os postos de trabalho dos profissionais em causa que muita falta fazem à instituição e aos bracarenses.
No final da reunião, e após os esclarecimentos do Conselho de Administração, ficou a promessa de que no prazo de 15 dias, caso os profissionais assim o desejem, todos serão efetivamente contratados.
Nota à comunicação social enviada a 3 de outubro