Colega, mais uma ano e os problemas permanecem. Por isso é importante a tua participação nesta luta.
Apesar do ano ser novo os problemas enumerados pelos enfermeiros, no plenário realizado no dia 11 de janeiro, não são novidade.
A carência de enfermeiros no Hospital de Vila Franca de Xira é uma realidade evidente. Esta situação levou, não só à redução de enfermeiros por turno, pondo em causa a qualidade dos cuidados prestados pela instituição, como levou à realização de trabalho extraordinário programado, acumulação de dezenas de feriados não gozados, redução de folgas, aumento do ritmo de trabalho e mantendo, na maioria dos serviços, as 12 horas como período normal de trabalho.
É fundamental criar condições de trabalho para atrair e fixar enfermeiros e dar resposta às necessidades já evidenciadas pelos mesmos.
Por isso, foi decidido em plenário concretizado pelo SEP, além de um pedido de reunião à administração deste hospital, a realização de uma greve dia 8 de fevereiro nos turnos da manhã e tarde, caso não sejam atendidas as justas reivindicações.
Os enfermeiros exigem:
- A contabilização de todos os pontos/anos de serviço no SNS para efeitos de progressão, independentemente do mês de entrada, nomeadamente os anos com contrato com vínculo precário e tempo trabalhado noutras instituições;
- A transição de todos os enfermeiros especialistas para a respetiva categoria;
- A urgente contratação de mais enfermeiros para dar resposta às necessidades;
- A regulação dos horários de trabalho, aplicando as 35 horas de trabalho por semana, a todos os enfermeiros, permitindo conciliar a vida profissional com a vida pessoal.