28 Março, 2023
SEP faz Denúncia Pública com concentração dos enfermeiros a 30 de março.

 

Conferência de imprensa junto à entrada do Hospital das Forças Armadas, Pólo de Lisboa

 30 de março | 11 horas

 

No dia 30 de março a Direção Regional de Lisboa do SEP irá concentrar-se em frente ao Hospital das Forças Armadas de Lisboa (HFAR) para denunciar os problemas dos enfermeiros civis desta instituição.

Após anos de luta do SEP e dos enfermeiros em torno da atribuição dos pontos para efeitos de progressão foi publicado o DL 80-B/2022 que permite resolver injustiças sobre a contagem de pontos a milhares de enfermeiros, ainda que de forma insuficiente.

Para além de outras questões que estão ainda por resolver e com entendimentos que continuam a perpetuar o não pagamento do que é devido aos enfermeiros, como é o caso dos respetivos retroativos, os enfermeiros do HFAR sentem-se discriminados em relação aos restantes colegas das instituições públicas de saúde, face à intransigência em não se aplicar as mesmas regras.

Esta situação é inadmissível uma vez que se aplica a estes enfermeiros a mesma carreira, só podendo ser encarada como uma recusa clara, por parte desta Instituição, em não valorizar os enfermeiros e uma intenção de poupar dinheiro à custa da discriminação.

 

Por isso, os enfermeiros do HFAR exigem:

  • Progressão
    – A contabilização de 1,5 pontos a TODOS os enfermeiros entre os anos 2004 e 2014, inclusive;
    – A contabilização de pontos de todos os anos de serviço para efeitos de progressão, independentemente do mês de entrada;
    – pagamento dos retroativos desde o momento em que se adquire o direito à progressão, a partir de 2018;
  • A correção da injustiça da não transição para a categoria de enfermeiro especialista, em harmonia com os colegas das instituições do SNS;
  • Abertura de concursos para enfermeiro e enfermeiro especialista;
  • Resolução das situações que têm originado atrasos recorrentes no pagamento das remunerações suplementares.

Convidamos os Senhores Jornalistas, no dia 30 de março, às 11 horas, para uma conferência de imprensa junto à entrada do Hospital das Forças Armadas, Pólo de Lisboa.

Nota enviada aos media a 28 de março de 2023