22 Março, 2023
Enfermeiros do Hospital das Forças Armadas avançam para concentração
Depois de reunirmos com a Direção e face à manutenção de injustiças, decidiram-se em plenário as próximas ações de luta.

 

Os enfermeiros do Hospital das Forças Armadas vão realizar uma concentração no dia 30 de março, às 11h, junto à instituição (polo de Lisboa). A decisão foi tomada no seguimento de uma reunião realizada com a Direção a 11 de janeiro, depois da publicação do DL 80-B/2022 que, apesar de permitir a contagem de pontos a milhares de enfermeiros, o faz de forma insuficiente.

Depois da reunião, e perante a manutenção de várias injustiças na instituição, reunimos com os enfermeiros e foi acordada a realização desta ação reivindicativa.

Esta decisão, recorde-se, surge após anos de luta do SEP e dos enfermeiros em torno da atribuição dos pontos para efeitos de progressão – com manifestações, greves, concentrações, abaixo-assinados, uma campanha de sensibilização da população, reuniões com administrações e Tutela, uma petição submetida na Assembleia da República, entre outros.

Avançamos para esta concentração para exigirmos:

  • Progressão na carreira;
    .
  • A contabilização de pontos de todos os anos de serviço para efeitos de progressão, independentemente do mês de entrada, nomeadamente os anos com contrato a vínculo precário e tempo trabalhado noutras instituições;
    .
  • A contabilização de 1,5 pontos a todos os enfermeiros entre os anos 2004 e 2014, inclusive;
    .
  • O pagamento dos retroativos desde o momento em que se adquire o direito à progressão, a partir de 2018;
    .
  • A correção da injustiça da não transição para a categoria de enfermeiro especialista em harmonia com os colegas das instituições do SNS;
    .
  • A abertura de concursos para Enfermeiro e Enfermeiro Especialista;
    .
  • A resolução das situações que têm originado atrasos recorrentes no pagamento das remunerações suplementares.