21 Agosto, 2025
Convidamos os Senhores Jornalistas a estarem presentes na conferência de imprensa, à entrada do Montepio Rainha Dona Leonor de Caldas da Rainha, amanhã, dia 22 de agosto às 11h00.

A situação caótica devido à falta de enfermeiros e à desregulação dos horários mantém-se no Montepio Rainha Dona Leonor (MRDL), em Caldas da Rainha e agrava-se a cada dia que passa.

A Administração do MRDL com a alteração unilateral das condições de trabalho dos enfermeiros (e restantes profissionais), reduziu as remunerações e desregulou os horários provocando assim, a crescente saída de Enfermeiros da instituição.

Apresentámos uma proposta de Carreira de Enfermagem a 27 de junho ao Conselho de Administração, honrando assim o compromisso assumido junto deste, na reunião de 23 de junho.

A proposta negocial visa melhorar as condições de trabalho e remuneratórias, paralelamente ao que vigora na mesma área de intervenção, ou seja, no sector privado social, para tentar estancar as saídas de enfermeiros e garantir a captação de outros.

No entanto e passados mais de um mês e meio, o Conselho de Administração continua sem dar qualquer resposta à proposta apresentada.

Com esta atitude de inércia, os problemas vão-se agravando, colocando em risco a própria viabilidade da instituição, que pode ficar sem enfermeiros, dado que os que restam ponderam sair e o MRDL não consegue contratar mais.

Por isso os enfermeiros mantêm a greve, no próximo dia 22 de agosto, como grito de alerta, para a grave situação que se vive no MRDL.

Nota enviada aos media a 21 de agosto de 2025