22 Setembro, 2022
Progressão na carreira em falta no Centro Hospitalar Tondela Viseu
Exigimos a justa e necessária contabilização dos pontos para efeitos de progressão no Centro Hospitalar Tondela Viseu.

 

A contabilização dos pontos aos enfermeiros para efeitos de progressão é um problema que se arrasta sem que nada o justifique.

Feito o corolário do processo negocial em torno da matéria, reafirmamos mais uma vez a importância dos enfermeiros do centro hospitalar estarem disponíveis e abraçarem todas as vias de luta para alcançarmos os objetivos da justa progressão salarial.

Mais uma vez reafirmámos, em plenário sindical, realizado no passado dia 15 de setembro, que a mudança ministerial não significa que a decisão política por parte do Governo, até agora assumida, seja abandonada.

No momento em que comemoramos os 43 anos do SNS é fundamental que no CHTV se inicie desde já a notificação dos pontos a todos os enfermeiros (CIT e CTFP), com o número total de pontos de acordo com os anos de serviço, tal como acontece em outras instituições.

Neste quadro, exigimos o fortalecimento do SNS e a valorização dos enfermeiros e para tal é fundamental a justa e legal contagem a todos os enfermeiros:

  • Que detêm um Contrato Individual de Trabalho;
    .
  • Que o salário tenha tido o ajustamento para a 1ª posição remuneratória (1 201€) da Carreira de Enfermagem em 2011, 2012, 2013 e 2015;
    .
  • Que tomaram posse em categorias superiores, designadamente na categoria de Enfermeiro Especialista, mediante concursos abertos até setembro de 2009;
    .
  • Que os pontos remanescentes do descongelamento de 2019 sejam considerados para acesso à posição remuneratória seguinte, incluindo após transição para as novas categorias de Enfermeiro Especialista e Enfermeiro Gestor.

O SEP sempre na vanguarda da defesa e valorização do Serviço Nacional de Saúde.