23 Fevereiro, 2024
Conferência de imprensa a 26 fevereiro no Hospital de Faro
“Pontes em vez de muros” é a exigência dos enfermeiros ao Conselho da Administração da ULS Algarve.

conferência de imprensa

26 fevereiro | 10 horas

Junto à porta da Administração do Hospital de Faro

A 1 de janeiro de 2024 foi criada a Unidade Local de Saúde do Algarve que agregou hospitais e centros de saúde. Esta alteração consiste num novo modelo organizacional que esperamos que permita a integração dos cuidados e uma maior acessibilidade por parte dos utentes aos cuidados de saúde.

Contudo, continuam a existir problemas por resolver decorrente da contabilização dos pontos (tempo de serviço), ainda que tenham existido novas orientações do Ministério da Saúde; também o agravamento da carência de enfermeiros resultantes de vários pedidos de exoneração; os problemas relacionados com horários de trabalho por não aplicação do regulamento em vigor, entre outros.

São centenas de enfermeiros que, por uma razão ou outra, estão a ser prejudicados.

Aos vários pedidos de reunião, reiterados em janeiro, a administração continua sem dar resposta parecendo haver um muro entre os enfermeiros e a administração.  

Convidamos os Srs. jornalistas para uma conferência de imprensa, a 26 fevereiro, às 10 horas, junto à porta da Administração (Hospital de Faro), e ao “muro” que os enfermeiros sentem existir, entre eles e a administração e exigem que seja “destruído”.

Os enfermeiros são parte da solução e exigem ter “pontes de comunicação” porque não há alterações que tenham sucesso sem o envolvimento de todos os atores.