17 Novembro, 2023
CHU do Algarve: avaliação do desempenho no biénio 2023/2024

Os prazos indicativos na lei continuam a não ser cumpridos.

Temos conhecimento que estão a ser efetuadas as reuniões com o objetivo de desenvolver o processo de avaliação do desempenho referente ao biénio 2023/2024.

Questionamos qual a validade do processo quando, mais uma vez, os prazos indicativos na lei não foram cumpridos:

  • No ultimo trimestre do ano anterior ao início do ciclo avaliativo deve ocorrer o planeamento do processo de avaliação que inclui a divulgação pelo conselho coordenador da avaliação das normas de atuação e dos critérios de avaliação, dos objetivos individuais e dos comportamentos profissionais, a definição de objetivos e resultados a atingir e a reunião da equipa de enfermagem de cada serviço. A apresentação das normas de atuação e dos critérios de avaliação a aplicar na respetiva unidade e ainda a referenciação da documentação existente relacionada com o processo de avaliação.

  • A entrevista de orientação inicial deverá decorrer no início de cada ciclo de avaliação. Será realizada pelos enfermeiros avaliadores com cada um dos respetivos enfermeiros avaliados, centrada no projeto profissional do avaliado. Compreende a contratualização dos parâmetros da avaliação, a negociação e o estabelecimento de estratégias e recursos para concretização das respetivas metas
    contratualizadas.

O início do processo de avaliação do desempenho deveria ter ocorrido entre o último trimestre de 2022 e o início de 2023.

Não faz qualquer sentido os enfermeiros estarem agora a negociar objetivos e comportamentos para o biénio 2023/2024, após já ter decorrido o primeiro ano do biénio que se pretende avaliar.

Esta situação poderá gerar graves injustiças incluindo a atribuição da menção qualitativa de inadequado!

Pedimos reunião à administração.