Pelo acesso à categoria de Enfermeiro Especialista e contra a discriminação entre enfermeiros, vamos estar concentrados em frente ao Hospital de Bragança.
Concentração de enfermeiros
14 outubro – 10H30
[em frente ao Hospital de Bragança]
Conferência de imprensa – 11H00
Na ULS do Nordeste continuamos a ter enfermeiros que, apesar de serem detentores do título de Enfermeiro Especialista, atribuído pela Ordem dos Enfermeiros, foram impedidos do acesso à categoria aquando da transição operada pela reformulação da Carreira de Enfermagem (Decreto Lei nº 71/2019, de 27 de maio).
Para além disso, também esta ULS faz parte da lista das poucas que, a nível nacional, ainda discrimina os Enfermeiros com CIT em relação aos enfermeiros com CTFP, ao não conceder a compensação por trabalhar nos serviços de Psiquiatria e Oncologia.
É intolerável que:
- Se impeça o desenvolvimento profissional dos enfermeiros que detêm, à data da reformulação da Carreira de Enfermagem, o título de Enfermeiro Especialista;
- Não se valorize o trabalho/ funções dos Enfermeiros que detêm competências específicas/ especializadas (Enfermeiro Especialista)
- Os enfermeiros com CIT que trabalham no serviço de internamento da Psiquiatria e em Oncologia continuem a ser discriminados em relação aos enfermeiros com CTFP.
Neste contexto exigimos que:
Transição para a Categoria de Enfermeiro Especialista, com efeitos a 1 de junho de 2019, de todos os enfermeiros com o título atribuído pela Ordem dos Enfermeiros até 31 de maio de 2019;
Que o Ministério da Saúde corrija as injustiças identificadas, permita o efetivo desenvolvimento e promoção na Carreira de Enfermagem e possibilite a transição de todos os Enfermeiros com o Título de Enfermeiro Especialista para a respetiva categoria;
A atribuição de mais um dia de férias por cada decénio de tempo de serviço, bem como a compensação por trabalhar no serviço de Psiquiatria aos enfermeiros com CIT.
Razões não faltam para que se justifique mais uma iniciativa de luta. É por todas estas razões que contamos com a tua presença na concentração no dia 14 de outubro, em frente ao Hospital de Bragança.