Sociedade Portuguesa de Oncologia destaca importância de cuidar da pele em doentes oncológicos.
No âmbito do mês dedicado à pele, a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) compromete-se a esclarecer a importância da mesma e dos cuidados a seguir durante os tratamentos oncológicos, através da iniciativa “Cuidar de Si Durante o Cancro – A Dermatologia em Destaque” a decorrer entre os dias 29 de maio e 2 de junho, das 18:00 às 19:30, no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).
Estas sessões formativas e científicas, destinadas a doentes e profissionais de saúde, abordam os efeitos secundários dos tratamentos oncológicos na pele e no estado emocional do paciente, com a apresentação de cuidados a ter de forma a minimizar a gravidade dos sintomas e a garantir que este não seja mais um fator destabilizador da força e confiança do doente.
Mais de 80% dos doentes oncológicos desenvolvem efeitos secundários cutâneos como pele seca, reações desencadeadas pela radioterapia, vermelhidão, inflamação da palma das mãos e plantas dos pés, foliculite (inflamação do folículo capilar), resultado de inovações terapêuticas como a medicação de quimioterapia ou de terapia biológica e que podem ser aliviados e/ou prevenidos através da limpeza, hidratação e proteção diária da pele.
Miguel Abreu, médico oncologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) convida à inscrição no evento e refere que este é um “órgão que manifesta consequências físicas e visíveis dos tratamentos oncológicos, podendo ser causa de profundo sofrimento para os doentes, impedindo que concluam os seus tratamentos com sucesso. É, por isso, importante saber de que forma este impacto pode ser minimizado com conselhos práticos para durante e após os tratamentos.”
Uma semana de esclarecimentos | 18 às 19h30 | Instituto dos vinhos do Douro e Porto
29 maio – Dermatocosmética: o que pode fazer pela sua imagem
30 maio – Vou fazer radioterapia e agora?
31 maio – Eczema, prurido e Rash
1 junho – Mãos e pés
2 de junho – A pele pode doer?
As inscrições são gratuitas sendo que obrigatórias até ao dia 19 de maio em www.sponcologia.pt.
- Charles C, et al. Impact of cutaneous toxicity associated with targeted therapies on quality of life. Results of a longitudinal exploratory study. Bulletin du Cancer. March 2013;100(3):213-22.
- Berger A, et al. Interest of supportive and barrier protective skin care products in the daily prevention and treatment of cutaneous toxicity during radiotherapy for breast cancer.Breast Cancer: Basic and Clinical Research. 2017;12:1-7.
Sobre a Sociedade Portuguesa de Oncologia
A Sociedade Portuguesa de Oncologia é uma associação científica, sem fins lucrativos. Fundada em 29 de outubro de 1982, tem como objetivos a promoção e realização de atividades formativas e sessões científicas, o estudo e a investigação no âmbito da oncologia e a colaboração e a comunicação com outras entidades particulares e públicas. Estas áreas assumem um papel fundamental para o reforço do diálogo dentro da comunidade médica, na integração de novos profissionais e jovens especialistas na dinâmica da nossa Sociedade e estabelecendo relações de proximidade com outros grupos de trabalho ligados à Oncologia.