A 10 setembro propomos refletir e sensibilizar para a prevenção do suicídio.
Coorganizamos com as colegas Especialistas de Saúde Mental e Psiquiátrica esta iniciativa que se divide em dois momentos:
Período da manhã – Espaço exterior do Mercado Municipal Faro, a partir das 10 horas
Ação de sensibilização para a temática da prevenção do suicídio.
Rastreio da sintomatologia depressiva e ansiogénica.
Divulgação de folheto com informação sobre sinais de alerta e contactos de apoio.
Música ao vivo.
Período da Tarde, a partir das 16h30 horas – Clube Farense
World Café – uma dinâmica ativa para reflexão com os vários atores sociais para construir propostas de prevenção e intervenção no âmbito dos comportamentos suicidários.
O suicídio é um grave problema de saúde pública e mental, configurando-se como uma das principais causas de morte no mundo, dos mais diversos quadrantes políticos e estratos socias, idades, culturas, géneros e raças (WHO, 2021).
A evidencia científica destaca, a nível mundial, a ocorrência de uma morte por suicídio a cada 40 segundos, sendo que a esta corresponde cerca de 20 tentativas de suicídio. (WHO, 2014).
Em Portugal, o Algarve é a segunda região com maior prevalência da taxa de suicídio. Os municípios algarvios com maior número absoluto de suicídios são: Loulé, Albufeira, Portimão, Silves e Faro (INE e PORDATA).
As Enfermeiras Especialistas de Saúde Mental e Psiquiátrica* a quem devemos esta brilhante iniciativa exercem funções nas instituições públicas de saúde algarvias. A sua preocupação e empenho nesta área é bem demonstrativo do papel imprescindível dos enfermeiros na abordagem de assuntos dolorosos e, infelizmente, ainda estigmatizantes como é a questão do suicídio.
* Especialistas em Saúde Mental e Psiquiátrica Arlete Lourenço e Maria João Silva e a aluna da ESMP Alda Pereira