18 Novembro, 2022
Greve de 22 e 23 de novembro com serviços mínimos
Decretámos serviços mínimos em todas as instituições durante a greve dos dias 22 e 23 de novembro. Enfermeiros adstritos aos serviços mínimos: é o número de enfermeiros igual ao que figurar para o turno da noite no horário aprovado à data do anúncio da greve (ver em FAQs).

 

O balanço da greve dos dias 17 e 18 de novembro é muito positivo, o que nos dá ainda mais força para continuar nos dias que se seguem.

Os enfermeiros continuam a lutar e exigem que o Ministério da Saúde emita orientações claras que resolvam:

  • O pagamento dos retroativos desde 2018 e a correção das injustiças relativas;
    .
  • A atribuição de pontos ao tempo prestado em vínculo precário, independentemente das interrupções entre contratos;
    .
  • A contabilização dos “pontos sobrantes” a todos os especialistas que transitaram a 1 de julho de 2019 para a categoria;
    .
  • A contabilização de pontos aos CIT que, em outubro de 2015, auferiam um salário superior aos 1201 euros;
    .
  • A contabilização de pontos aos enfermeiros que estiveram ou estão com CIT nas PPP.

 

Exigimos que o Ministério da Saúde agende uma reunião para iniciar negociações com vista a repor a paridade entre a Carreira de Enfermagem e a Carreira Técnica Superior da Administração Pública.

Os Licenciados em Enfermagem, a partir de 1 de janeiro de 2022, são discriminados negativamente perante os demais Licenciados da Administração Pública em todos os níveis remuneratórios:

 Greve 22 e 23 nov - tabela - serviços minimos

 

A ti, Colega, deixamos-te um apelo: a tua participação é fundamental na concentração que iremos fazer no dia 23 novembro, às 14 horas, em frente ao Ministério da Saúde. Junta-te a nós!