26 Maio, 2023
Greve a 28 e 30 de junho nos turnos da manhã e da tarde
Com antigas questões por resolver e a necessária alteração à carreira, os enfermeiros marcam dois dias de greve para junho.

O Ministério da Saúde continua sem apresentar propostas de solução para os problemas que os enfermeiros sentem e que constam do pedido de reunião que enviámos.

Após o ciclo de greves institucionais em fevereiro e março, com as quais conseguimos resolver muitos problemas relacionados com a contagem de pontos, passámos às greves nacionais. Assim, no seguimento da greve nacional de 12 de maio, foi decidido em Direção Nacional avançar para dois novos dias de greve: 28 e 30 de junho, nos turnos da manhã e da tarde, com nova concentração em frente ao Ministério da Saúde no dia 30, às 11h.

Como explica neste vídeo o presidente do SEP, José Carlos Martins, em causa está:

  • a reivindicação de orientações relativamente à contagem de pontos para resolver injustiças relativas
  • o pagamento de retroativos desde 2018
  • a reposição da paridade salarial entre a carreira de Enfermagem e as carreiras Técnicas Superiores
  • a aposentação mais cedo
  • a igualdade do número de férias dos CIT
  • e ainda a questão da transição para as Enfermeiras Especialistas que estiveram no exercício da parentalidade e que foram prejudicadas.

Colega, neste contexto importa ainda recordar que a carreira de Enfermagem não se restringe à grelha salarial. Os problemas com os quais todos nós estamos confrontados decorrem doutros constrangimentos que dificultam e impedem o nosso desenvolvimento profissional, não só atualmente, como nos próximos tempos.

Neste âmbito, vamos concretizar ao longo do segundo semestre um ciclo de debates enquadradores de uma proposta de alteração mais profunda à carreira. Mais informações em breve.

Apelamos à tua participação!