A CGTP divulga 7 estudos sobre a temática “Situação da Mulher agravada pela pandemia”. O estudo 3 incide sobre o direito à habitação e seus custos, transversal a toda a população mas afetando principalmente os mais jovens.
O Estudo 3 sob o lema “O direito à habitação e os seus custos” foca a questão da habitação que é um problema que se coloca a toda a população e de uma forma especial às camadas mais jovens.
Os trabalhadores confrontam-se com custos de habitação altíssimos, sobretudo nas grandes cidades e zonas limítrofes, quer em termos de arrendamento, quer de aquisição de casa própria, sendo esta, na maioria dos casos, feita com recurso a endividamento bancário por falta de alternativa de arrendamento a preços comportáveis.
Não obstante a importância da leitura na íntegra deste Estudo que disponibiliza dados muito relevantes, incluindo as conclusões que a seguir transcrevemos:
Conclusões
A Comissão para a Igualdade – CIMH/CGTP-IN considera que é urgente a existência de
“Uma política de habitação sustentada nas responsabilidades prioritárias e fundamentais que cabem ao Estado, tendo em vista a concretização do direito à habitação por parte de todos os cidadãos e cidadãs.”
Ver todos os estudos aqui