Decorreu entre 3 e 8 de outubro a Conferência Internacional do Global Nurses United. A conferência juntou 37 países e mais de 2000 enfermeiros.
Em discussão estiveram vários, temas dos quais destacamos:
- Doentes acima dos lucros: os enfermeiros na linha da frente na defesa dos cuidados de saúde;
- Construção de sistemas justos para os cuidados de saúde mental;
- Os nossos parceiros são os doentes;
- Justiça climática e o poder dos enfermeiros;
- Solidariedade Global na linha da frente;
- Padrões OSHA e aplicação: o que enfermeiros precisam de saber;
- A solidariedade pode salvar: defender a democracia, a saúde pública e o bem-estar.
Na Conferência foi aprovada uma resolução que apela ao envio de uma carta aos Ministros da Saúde dos diferentes países, na qual apresentamos propostas a serem discutidas e incluídas na Resolução CA+ da OMS sobre “Preparação e resposta face a pandemias”.
A quarta reunião do Órgão Intergovernamental vai acontecer em dezembro. É importante que nesta resolução fiquem consagrados os direitos laborais dos trabalhadores da saúde, a sua importância na produção de conhecimento, a partilha da inovação como forma de salvar vidas, a importância de existir equidade na distribuição de materiais e, por exemplo, vacinas, como forma de garantir que os países em vias de desenvolvimento não sejam ainda mais fustigados com outras doenças e perda de vidas.
A solidariedade global neste mundo global é imprescindível para prevenir o aparecimento de novas doenças e/ou a propagação das existentes. Todos temos a ganhar.