15 Fevereiro, 2023
A opção do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Médio Tejo é não resolver as questões, prejudicando os enfermeiros. Por isso, a 16 de fevereiro,  iremos fazer greve das 10 às 13 horas, com concentração, pelas 11 horas, à porta do Hospital de Abrantes.

 

Após reunião com o SEP a 24 de janeiro, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Médio Tejo mantém a mesma posição, apesar de reconhecerem injustiças e erros:

  • Pagamento de retroativos a 2018 – administração responde não;
    .
  • Aplicação das FAQ e, em consequência, consideração do ano civil – administração responde não;
    .
  • Resolução da perversa e injusta atribuição de 1 ponto em ano supostamente não avaliado (é responsabilidade da administração ter perdido os processos) – administração responde não (várias são as instituições onde este problema já foi ultrapassado).

Nesta reunião, alertámos para o facto de ser necessário ficcionar a progressão de acordo com os dois momentos de descongelamento ocorridos para toda a administração pública, ou seja, janeiro de 2018 e 2019 e, a partir daí a progressão acontece quando são atingidos os 10 pontos, podendo ocorrer antes com 3 menções de Adequado, com 2 de Relevante e/ou 1 de Excelente.

Assim, os enfermeiros progridem na categoria de enfermeiro e em junho de 2019 transitam para a categoria de Enfermeiro Especialista acrescendo os 150€ ao salário.

Não tendo sido esta a opção da administração, propusemos que todos os enfermeiros especialistas posicionados em níveis intermédios, integrassem as posições certas da carreira. Assim todos ficariam beneficiados.

Na esteira do que tem sido as suas opções, também aqui a administração ao invés de colocar todos nas posições certas da carreira, decidiu “desvalorizar” os que tinham sido posicionados naquelas posições por não lhes ter sido ficcionado o percurso acima descrito.

Ainda, e da última reunião, o Presidente do CA assumiu que as menções de mérito atribuídas no biénio 2021/2022 – Relevantes e Excelentes – seriam publicitadas dando assim a conhecer a todos os enfermeiros quem são, afinal, os modelos e exemplos a ser seguidos.