10 Dezembro, 2021
Denunciámos o excesso de trabalho extraordinário nos hospitais do Porto. São cerca de 500 mil horas a mais só este ano. O que equivale à falta de 270 profissionais.

Foi à porta do Hospital de S. João do Porto que denunciamos as horas a mais feitas pelos enfermeiros desde janeiro deste ano.

Refere Fátima Monteiro, Dirigente do SEP que “Neste momento aqui nos hospitais do Porto, são mais de 500 mil horas em trabalho extraordinário feito pelos enfermeiros e que corresponde à falta de 274 profissionais”.

Estes números referem-se aos hospitais: S. João, Santo António, Tâmega e Sousa, Pedro Hispano, Magalhães Lemos, Gaia e IPO do Porto.

Pedimos a contratação de mais profissionais e sem vinculo precário. Só no Porto existem 300 enfermeiros nesta situação.

“O Centro Hospitalar Tâmega e Sousa tem já previsto no seu mapa de pessoal vagas para os cento e pouco enfermeiros com vinculo precário a até ao momento o Governo ainda não autorizou a fixação destes profissionais. Inaceitável que seja o próprio Governo a fomentar a precariedade”.

A exaustão laboral e o absentismo são também dois fatores que advêm do excesso da carga de trabalho. “Temos colegas que duplicam a carga horária quase mensalmente”.