1 Julho, 2022
Concentração de Enfermeiros do IPO-PORTO a 5 de julho
A ausência de respostas aos problemas, a degradação das condições de trabalho e a não valorização da carreira, levam a uma ação de luta dos enfermeiros do IPO do Porto, a 5 de julho.

 

Várias têm sido as denúncias que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses tem feito em torno dos problemas que afetam os enfermeiros.

A ausência de respostas para os vários problemas mantém-se e/ou as soluções são anunciadas pelo Governo para a legislatura.

Os problemas são velhos e sobejamente conhecidos pelo partido que sustenta o governo desde 2015. Não há razões objetivas para esperar mais 4 anos. Disso depende, também, o SNS.

A degradação das condições de trabalho, da não valorização da carreira de Enfermagem, da admissão insuficiente de enfermeiros e do recurso à vinculação precária são denúncias reiteradas.

Os enfermeiros, diariamente, são confrontados com:

  • Alterações dos horários de trabalho;
  • Turnos de 12 horas
  • Impedimento de gozar as suas folgas semanais
  • Impedimento de conciliar a vida profissional com a familiar ainda que, aparentemente, esta seja uma matéria anunciada pelo governo como prioritária.

 

Aos enfermeiros do IPO do Porto ainda:

  1. não foi efetuado o descongelamento relativamente ao biénio de 2019/2020,
  2. não foi pago o muito trabalho extraordinário
  3. não foi contabilizado todo o tempo de serviço para efeitos de progressão.

Acresce que continua a admitir enfermeiros com vínculo precário para dar resposta a necessidades permanentes.

 

Face à ausência de respostas por parte da administração os enfermeiros em reunião plenária decidiram efetuar uma DENÚNCIA PÚBLICA – 5 de JULHO – 9H30 em FRENTE AO IPO do Porto.

Convidamos os senhores jornalistas a acompanharem esta iniciativa.