24 Agosto, 2022
Exige-se a fixação de 15 enfermeiros do Centro Hospitalar do Oeste
Conferência de Imprensa a 25 de agosto, às 10 horas, junto à entrada do hospital das Caldas da Rainha.

 

A 28 de abril levámos a efeito uma ação de denúncia pública, junto ao Hospital de Caldas da Rainha, do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

Em causa, a não autorização de renovação de 15 contratos de enfermeiros pelo Ministério da Saúde.

Os contratos terminavam no fim de abril e agravaria as condições laborais e a diminuição na qualidade, quantidade e segurança dos cuidados de saúde.

A iniciativa de 28 de Abril, com excelente divulgação pela Comunicação Social, potenciou a pressão sobre a administração e a tutela.

A 29 de abril, pelas 21 horas, os enfermeiros foram informados que havia sido autorizado a renovação dos seus contratos por mais 4 meses.

A findar estes 4 meses abate-se outra vez a incerteza.

A não vinculação definitiva destes enfermeiros é inaceitável, constitui um desperdício de tempo e de recursos que em nada valoriza os decisores políticos, concorrendo para a degradação do Serviço Nacional de Saúde.

Para valorizar a enfermagem e o SNS é urgente que o Ministério da Saúde autorize não só e, desde já, a vinculação definitiva destes enfermeiros, mas que, sobretudo aprove os “Mapas de pessoal” das instituições, para que estas possam fazer uma gestão eficaz dos recursos humanos em função das reais necessidades assistenciais das populações.

Nota à Comunicação Social enviada a 24 de agosto