21 Julho, 2023
Contagem de pontos no Centro Hospitalar do Oeste
Em reunião a 7 de julho discutimos com alguns responsáveis a operacionalização da aplicação do DL n.º 80-B/2022 e correspondentes Orientações (FAQ), relativamente à contagem de pontos e consequentes mudanças de posição remuneratória.

Na última reunião com a administração (11 de janeiro de 2023) reiterámos o nosso entendimento e as nossas exigências, relativamente às situações problemáticas.

A administração assumiu que as iria reavaliar em abril/maio, designadamente sobre a contabilização de pontos a enfermeiros:

• com a categoria de “ex-Enfermeiros Graduados” obtida após 1 de janeiro de 2004;

• que tiveram a responsabilidade de “Formação em Serviço”;

• promovidos às categorias de Enfermeiro Especialista e Enfermeiro Chefe, após 2004;

• com ingresso no 2.º semestre do ano;

• que estiveram com “vínculo precário”.

Exigimos também o pagamento dos retroativos desde 2018, a todos os enfermeiros que estejam a exercer desde 2004.

Para além destas situações colocámos outras, que atualmente afetam os enfermeiros:

• Regularização dos “vínculos precários”;

• Admissão/Contratação de mais enfermeiros – volume de horas extra;

• Concursos para Enfermeiro Especialista e Enfermeiro Gestor;

• Abertura do serviço de Psiquiatria;

• Dia de férias para cada 10 anos de serviço, para os Enfermeiros que estiveram ou estão com Contrato Individual de Trabalho;

• Processo da anunciada Unidade Local de Saúde.

Relativamente às situações enunciadas, admitiram a resolução de algumas dado que há entendimento para o efeito, razão desta reunião 7 de julho, onde voltámos a questionar e a solicitar esclarecimentos:

Pagamento dos retroativos desde 2018

Referiram estar a aguardar a publicação dos vários acórdãos decorrentes de processos instituídos pelo SEP, para internamente avaliarem juridicamente.

Correção das situações problemáticas. Injustiças relativas

Promoção a Graduado após 1 de janeiro de 2004. Atribuição de pontos relativos ao ano de 2004 até à promoção.

• Foram atribuídos pontos ao tempo de exercício no referido período.

Promoções a Enfermeiro Especialista e Chefe após 2004. A não contagem de pontos desde 2004 gera intoleráveis injustiças. O quadro legal permite a sua solução, através da aplicação, a estas situações, das Orientações do Ministério da Saúde relativamente aos enfermeiros promovidos à categoria de Enfermeiro Graduado.

• Estas situações foram corrigidas e foram atribuídos pontos ao tempo de exercício entre 2004 e à tomada de posse na nova categoria.

Enfermeiros com ingresso ou progressão no 2º semestre do ano

• Sobre esta situação foi-nos dito que continua em análise e assim que houver resposta por parte da tutela serão informados os Enfermeiros em questão.

Enfermeiros que estiveram com “vínculo precário”

O quadro legal e as Orientações do Ministério da Saúde determinam a atribuição de pontos ao tempo de exercício nas instituições do SNS (incluindo PPP) dos enfermeiros admitidos para desempenhar funções próprias dos serviços de natureza permanente, com subordinação hierárquica e horário completo, ainda que, inadequadamente tenham tido um “Vínculo Precário” – Contrato a Termo Certo e Incerto, “Recibos Verdes/Prestação de Serviços”, Subcontratação através de empresa, etc.

• Sobre esta questão foi-nos reportado que estas situações foram revistas pelos RH, e que informaram os referidos enfermeiros, para apresentarem a documentação comprovativa. Caso estas reavaliações permitam alterações, irão voltar a notificar.

Nota: Enfermeiros nestas circunstâncias devem reencaminhar os documentos solicitados para os Recursos Humanos.

Outras situações que atualmente afetam os enfermeiros do CHO

Contratação e vinculação

O elevado número de horas de trabalho extraordinário – 25.224,13 só no 1.º semestre deste ano – e a dívida de Feriados e Descansos compensatórios são indicadores da falta de enfermeiros. Questionámos sobre o “Mapa” atual e as necessidades contratuais.

• Confirmaram que a elevada carência de enfermeiros e esclareceram que o “Mapa de Enfermagem” prevê para 2023, 741 postos de trabalho, dos quais estão preenchidos 668.

• Referiram que solicitaram autorizações para contratação imediata sem que tenham obtido resposta da tutela. Está a decorrer uma bolsa de recrutamento.

Concursos para Enfermeiro Especialista e Enfermeiro Gestor

• Afirmaram que em relação aos Especialistas estavam a ser convocados para tomar posse. Quanto aos Gestores, falta a homologação por parte da tutela.

Serviço de Psiquiatria

• ainda aguardam aprovação da tutela para a sua abertura.

Harmonização dos dias de férias por cada 10 anos de serviço aos CIT

• Este problema já deixou de o ser em várias instituições por decisão das respetivas administrações de acordo com a autonomia gestionária que detêm. Vamos enviar documentação que o comprova.

Registamos a evolução positiva do centro hospitalar oeste relativamente à resolução das situações problemáticas que expusemos. 

Caso a tua situação não esteja resolvida contacta os Delegados/Dirigentes do SEP ou a Direção Regional de Leiria.