24 Fevereiro, 2023
Greve será no turno da manhã. Administração recua no pagamento dos retroativos. 

Continuamos a defender e a sustentar juridicamente que os retroativos são para pagar desde 2018 a todos os que foram adquirindo o direito a progredir (aquisição dos 10 pontos determina o direito à progressão).

Em outubro de 2022, a administração posicionou os enfermeiros de acordo com os pontos contabilizados e assumiu o compromisso de pagar.

O Decreto-lei 80-B/2022 publicado posteriormente à tomada de decisão referida anteriormente não impede o pagamento e não altera a autonomia administrativa, de gestão e financeira da ULSCB, EPE.

Na reunião de 13 de janeiro, para além da questão dos retroativos, colocámos outras questões que a administração assumiu iria resolver, nomeadamente, ingresso no 2º semestre, enfermeiros com a categoria de Enfermeiro Graduado, enfermeiros promovidos às categorias de Especialista e Chefe.

Sem qualquer justificação, mesmo sobre as matérias que decidiu resolver e dando o dito por não dito, decidiram solicitar novas orientações à ACSS.

É conhecido que as únicas orientações que existem públicas da ACSS são as de 2 de dezembro de 2022.

A concretização desta greve é única e exclusivamente responsabilidade da administração que, inclusivamente, adiou a reunião prevista para 15 de fevereiro sem que, até agora, agendasse nova.