Os problemas expostos em reunião com o Conselho Diretivo há um mês continuam por resolver. Decretámos greve e concentração para dia 28 de abril.
Reunimos com o Conselho Diretivo da ARS Norte no dia 10 de março e questionámos sobre a operacionalização do Decreto-Lei n.º 80-B/2022 de 28 de novembro e as respetivas orientações (FAQ), publicadas após greve de 17, 18, 22 e 23 de novembro de 2022.
Depois da publicação dos referidos diplomas e da fundamentação jurídica apresentada pelo SEP, exigimos a correta contabilização dos pontos a todos os enfermeiros e os devidos reposicionamentos remuneratórios.
Contudo, e passado mais de um mês, a generalidade dos problemas expostos continua por resolver na ARS Norte, pelo que o SEP decretou greve na ARS Norte para 28 de abril, das 8h às 24h, com concentração às 11h30 em frente à ARS Norte.
Os enfermeiros da ARS Norte exigem a justa e legal contabilização dos pontos a todos os enfermeiros, designadamente:
- Na correção das Injustiças Relativas, de Enfermeiros Especialistas, Chefes/Supervisores/Gestores e de enfermeiros que transitaram por formação em serviço – por não lhes terem sido contabilizados pontos desde 2004
- Nas interrupções obrigatórias para além de 10 dias, decorrentes das transições de outras instituições para a ARS e os períodos de vínculo precário
- Nas situações de enfermeiros que ingressaram ou transitaram no 2.º semestre.
Os enfermeiros da ARS Norte exigem ainda:
- Pagamento dos retroativos devidos desde 2018
- Contratação de mais enfermeiros
- Vinculação de todos os contratados precários e consolidação de todos os enfermeiros em mobilidade
- Homologação das avaliações de desempenho nos ACES onde ainda falta finalizar este processo.
Faz ouvir a tua voz e exige o que te é devido. Adere à greve e participa na concentração às 11h.