19 Junho, 2018
Enfermagem em Foco – N.º 111

MAIO – JULHO 2018

 

Neste momento crucial para a enfermagem, em que negociamos alterações à carreira, relembramos juntos as conquistas conseguidas em conjunto, as lutas enfrentadas, os recuos e os avanços e a capacidade de resistência a todos os ataques com que se construiu a enfermagem, em Portugal e celebramos convosco os 30 anos do SEP.

Recuamos até ao início do século XX, para encontrarmos a génese da enfermagem em Portugal e do nosso sindicato, com suas raízes na Associação de Classe das Parteiras Portuguesas e no Sindicato Nacional das Parteiras Portuguesas.

Seguimos, a partir de 1974, em liberdade, pelos caminhos percorridos até ao momento da criação do SEP – Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em 1988, e, daí, por 30 anos de esforços unidos em batalhas e conquistas históricas.

30 anos de defesa constante dos direitos dos enfermeiros, de combate incansável por melhores condições de trabalho dos profissionais, e de proteção intransigente da saúde dos cidadãos, garantindo a qualidade dos cuidados e reivindicando o acesso universal e equitativo aos serviços de saúde dos seus pacientes.

Com este número especial da revista “Enfermagem em Foco”, desenvolvido em colaboração com o Centro de Documentação e Informação do sindicato, e agora disponível a todos os utilizadores do website, comemoramos convosco o aniversário do SEP de todos nós, celebramos os enfermeiros que tornaram possíveis estes 30 anos de existência e reiteramos o nosso compromisso de sempre com os enfermeiros e com a enfermagem.

Neste momento de comemoração, está também disponível a edição comemorativa dos 20 anos do SEP da revista “Enfermagem em Foco“.

Pelo nosso futuro e pelo futuro da enfermagem.