O Grupo de Trabalho de Cancro Hereditário da Sociedade Portuguesa de Oncologia realiza no dia 29 de setembro (6ª feira) um workshop subordinado ao tema “Seguimento dos indivíduos com risco genético de cancro hereditário”.

Direcionado para médicos e profissionais de saúde envolvidos na identificação, referenciação e gestão de risco de indivíduos portadores de mutações genéticas patogénicas que lhes conferem maior risco de cancro. Estarão também presentes representantes das Associações de doentes, da estrutura governamental como representantes das ARS, Direção Geral da Saúde e do Plano Nacional para as Doenças Oncológicas. O evento decorrerá em Lisboa, no Hotel Dom Pedro, entre as 9h e as 17h30.

Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, sublinha que “a iniciativa promove o debate interpares sobre uma problemática cada vez mais atual, num espírito pragmático e de operacionalização, o que traduz o verdadeiro espírito da SPO, multidisciplinar científico e de intervenção social. A capacidade de reunir várias Stakeholders, quer assistenciais hospitalares e dos cuidados de saúde primários, Associações de doentes e governamentais, reforça a abrangência da Sociedade, que consegue levantar questões pertinentes para os doentes e sociedade e de definir estratégias de atuação.”

Posteriormente, a versão consensualizada das orientações decorrentes do workshop será disponibilizada para discussão pública, nomeadamente envolvendo as Associações de doentes.

PROGRAMA Workshop:

9h00 – 9h30 | Check-in

9h30 – 10h00 | Sessão de abertura

Drª. Graça Freitas – Diretora Geral da Saúde

Prof. Dr. Miguel Abreu – Presidente da SPO

Profª Dr. Isabel Fernandes – Plano Nacional para as Doenças Oncológicas

10h00 – 10h20 | Seguimento dos indivíduos com risco genético de cancro hereditário: elencar dos problemas e objetivos da reunião.

Sandra Bento – Hospital de Santarém

Maria Lopes de Almeida – Hospital de Braga

10h20 – 10h40 | Papel das equipas de enfermagem no seguimento dos indivíduos com risco genético de cancro hereditário: exemplos de dois centros.

Luzia Garrido – Centro Hospitalar Universitário de São João

Paula Rodrigues – IPO de Lisboa

10h40 – 10h50 | Discussão

10h50 – 11h10 | Coffee Break

11h10 – 12h30 | Modelos de organização do seguimento dos indivíduos com risco genético de cancro hereditário.

Sara Câmara & Rosa Neto Silva – Hospital Dr Nélio Mendonça (Sesaram)

Carolina Carvalho – Hospital Nossa Senhora da Oliveira (Guimarães)

Susy Costa – Centro Hospitalar Universitário de São João (Porto)

João Silva & Pedro Souteiro – IPO do Porto

Isália Miguel & Isadora Rosa – IPO de Lisboa

12h30 – 12h45 | Discussão

12h45 – 14h00 | Almoço

 

14h00 – 17h30 | Workshop (participação de todos os convidados)

 

14h00 – 15h30 | Elaboração do documento orientador sobre seguimento de indivíduos em risco genético de cancro hereditário (parte I)

15h30 – 16h00 | Coffee Break

16h00 – 17h30 | Elaboração do documento orientador sobre seguimento de indivíduos em risco genético de cancro hereditário (parte II)

 

Sobre a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO)

A Sociedade Portuguesa de Oncologia é uma associação científica, sem fins lucrativos. Fundada em 29 de outubro de 1982, tem como objetivos a promoção e realização de atividades formativas e sessões científicas, o estudo e a investigação no âmbito da oncologia e a colaboração e a comunicação com outras entidades particulares e públicas. Estas áreas assumem um papel fundamental para o reforço do diálogo dentro da comunidade médica, na integração de novos profissionais e jovens especialistas na dinâmica da nossa Sociedade e estabelecendo relações de proximidade com outros grupos de trabalho ligados à Oncologia.

Para mais informações contactar:

Lara Faria | lara.faria@float.pt | 96 725 41 36