Na comemoração deste dia do trabalhador, iremos estar concentrados na Rotunda do Tear (junto à Fisel) - SEIA, pelas 15h30. Junta-te a nós.
Desde 2009 até ao final de 2021 os trabalhadores da administração pública, também os enfermeiros, perderam em média 90€ dos seus rendimentos.
Insensível a isto, o Governo impôs 0,9% de aumento salarial quando já se previa que a inflação em 2022 fosse de cerca de 1,2%.
A inflação hoje é de cerca de 5,5% e resulta em primeiro lugar da total dependência externa relativamente à produção de vários produtos tal como já tinha sido constatado durante a pandemia.
O aumento generalizado dos preços dos bens essenciais tem que ser acompanhado do aumento dos salários!
No 1º de Maio de 2022, para além do aumento dos salários, os enfermeiros exigem o início do processo negocial que consagre uma carreira única aplicável a todos os enfermeiros e que:
- Valorize as competências e as responsabilidades e consagre um sistema de avaliação do desempenho transparente potenciador do desenvolvimento profissional e salarial;
. - Elimine injustiças e desigualdades e compense o risco e a penosidade inerente à profissão, nomeadamente através de condições especiais para a aposentação – Aposentação mais cedo e pelo trabalho por turnos;
. - Consagre a justa e legal contagem de pontos a todos os enfermeiros e a vinculação definitiva dos enfermeiros em situação precária;
. - Atribuição da menção de RELEVANTE nos anos pandémicos.