15 Setembro, 2023
Vacinação nas farmácias vai custar ao SNS cerca de 11 milhões de euros
É inaceitável a opção do governo em continuar a transferir dinheiro do SNS para os privados.

A recente decisão do governo de entregar às farmácias a vacinação dos maiores de 60 anos é inaceitável!

Recorde-se que durante a pandemia, através dos Centros de Saúde, o SNS conseguiu assegurar a vacinação (múltiplas doses) da população contra a COVID-19 e a gripe.

Tendo em conta este histórico, e considerando que a vacinação é muito mais do que uma tarefa – é uma intervenção que requer rigor, competência de quem a administra e conhecimentos científicos para poder atuar no caso de existir alguma intercorrência -, consideramos que a opção do Governo não é a mais segura para os utentes.

Ainda, e segundo a Presidente da Associação Nacional de Farmácias, as farmácias irão receber entre 1,7 a 2,3 milhões de vacinas contra a gripe e a mesma quantidade de vacinas contra a COVID-19. Se tivermos em conta que o SNS irá pagar 2,5 euros por cada vacina administrada, estima-se que o custo possa atingir os 11 milhões de euros.

São 11 milhões de euros entregues ao setor privado sem qualquer justificação, necessários para investir no SNS. A vacinação durante a pandemia demonstrou a competência do SNS e o país foi aclamado internacionalmente pela taxa de cobertura que atingiu.

Só falta mesmo confirmar se as farmácias vão receber as vacinas primeiro que os centros de saúde!

Nota enviada aos media a 15 de setembro de 2023