29 Maio, 2020
Os sindicatos (Sindicato da Hotelaria do Sul, Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Sindicato Profissionais Farmácia e Paramédicos) reuniram no passado dia 17 de janeiro com o Conselho de Administração do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa.

 

Esta reunião veio no decurso da permanente insistência para reunirmos, feito a 27 de novembro de 2019 e na sequência da aprovação no plenário da proposta reivindicativa para 2020, propondo um aumento salarial em 9% – 1% por cada ano desde 2010, último ano com aumento – e um mínimo de €40 por trabalhador.

Relembramos as questões essenciais desta reunião:

  1. Situação atual e perspetivas futuras para o HCVP;
  2. Continuidade do processo negocial de revisão do Acordo de Empresa / proposta reivindicativa de aumentos salariais.

Para além das propostas remuneratórias apresentadas no pedido de reunião, os sindicatos expressaram a sua estranheza por não terem ocorrido em 2019 os aumentos salariais aos restantes trabalhadores, tal como a Administração se comprometera.

Na resposta, o Conselho de Administração afirmou que face à situação da eventual venda da sociedade gestora e por estarem em gestão corrente, não poderiam dar respostas imediatas e positivas quanto às propostas dos sindicatos/ trabalhadores, mas mostrou-se sensível às propostas e às justas reivindicações apresentadas pelos sindicatos e as partes acordaram voltar a sentar-se à Mesa Negocial, no 2º trimestre.

Assim, os Sindicatos voltaram a solicitar nova reunião ao Conselho de Administração para o próximo dia 1 de junho, de manhã.

Plenários

Neste contexto, viu-se a necessidade de realizar plenários no próximo dia 1 de junho (no espaço disponibilizado), junto à cancela de entrada no HCVP (no Jardim). No cumprimento das medidas da DGS teremos vários horários dos plenários a realizar neste dia (ver convocatória), assim como a necessidade de salvaguardar o uso de máscara.

Os sindicatos/Comissão Sindical no acompanhamento que tem vindo a realizar relativo ao surto epidémico do Covid-19, tem procurado acompanhar o conjunto de medidas anunciadas, no sentido de que as mesmas sejam implementadas tendo como objetivo central a defesa da saúde e direitos dos trabalhadores e dos cidadãos.

Contacta com o teu Delegado Sindical para mais informações.

SINDICALIZA-TE! PARTICIPA!

Esta Luta é de todos e para todos os trabalhadores.