17 Novembro, 2022
Primeiro dia de greve com adesão de 60%
O primeiro dia de greve dos enfermeiros contou com uma adesão de 60%. A adesão à greve - convocada depois de o processo negocial da contagem de pontos ter chegado ao fim sem que as nossas exigências fossem cumpridas - é revelador do nosso descontentamento.

 

É inadmissível a forma como o Ministério da Saúde continua a tratar os enfermeiros, depois do papel fundamental que assumimos na resposta à Covid-19 e de todo o trabalho que desenvolvemos, e que se mantém ainda hoje com o processo de vacinação.

 

O Ministério da Saúde discrimina negativamente os Enfermeiros perante os restantes trabalhadores da Administração Pública. Porquê?

  • Os trabalhadores da Administração Pública viram  as suas carreiras descongeladas a partir de janeiro de 2018 e tiveram os devidos acréscimos remuneratórios decorrentes das progressões.
    .
  • No entanto, o Ministério da Saúde não efetuou as devidas progressões, a partir de janeiro de 2018, a mais de 50% dos enfermeiros. Só agora, devido à nossa luta, irá operacionalizá-las, mas não está disposto a pagar os devidos retroativos a partir de janeiro de 2018.

 

O Ministério da Saúde penaliza os enfermeiros com mais anos de profissão, com maior qualificação e com responsabilidades diferenciadas. Porquê?

  • Desde 2004 que a tutela não contabiliza pontos aos enfermeiros que foram promovidos a Enfermeiro Supervisor, Chefe, Especialista e Graduado, tendo alguns assumido a responsabilidade da formação em serviço.
    .
  • Estes enfermeiros ficaram a ganhar o mesmo salário, e alguns menos, do que colegas mais novos na profissão e com menor qualificação.

 

É por isto que continuamos a lutar e a exigir ao Ministério da Saúde:

1 – Que emita orientações claras no sentido de:

– Resolver as referidas injustiças
– Serem atribuídos pontos ao tempo de vínculo precário
– Contar todos os “pontos sobrantes”a todos os enfermeiros especialistas que transitaram a 1 de julho de 2019 para esta categoria
– Contar os pontos aos enfermeiros com CIT que, em outubro 2015, auferiam salário superior aos 1201 euros
– Contar os pontos aos enfermeiros que estiveram ou estão com CIT nas PPP serem contados pontos

 

2 – Que agende uma reunião para iniciar novo processo negocial com vista a repor a paridade entre a Carreira de Enfermagem e a Carreira Técnica Superior da Administração Pública. Em termos salariais, os licenciados em enfermagem a partir de 1 de janeiro de 2022 são discriminados negativamente relativamente aos demais licenciados da Administração Pública.