7 Abril, 2022
Plataforma Lisboa em defesa do SNS pede reunião de urgência à Ministra da Saúde
A Plataforma Lisboa em Defesa do SNS, no dia 6 de abril, véspera do Dia Mundial da Saúde, levou a cabo uma ação de sensibilização, com a distribuição de uma tarjeta aos utentes e com conferência de imprensa sobre a urgência de mais investimento no SNS.

 

É com preocupação que a Plataforma Lisboa em Defesa do SNS analisa a falta de investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) que é tão essencial reforçar e solicitou reunião à Ministra da Saúde com carácter de urgência, na véspera do Dia Mundial da Saúde, que se assinala no dia 7 de Abril.

Hoje mais do que nunca, é preciso valorizar este serviço público essencial, pois ficou demonstrado que o SNS, apesar das dificuldades, é quem não falta às populações.

A pandemia veio evidenciar décadas de desinvestimento público, como é exemplo a redução de milhares de camas hospitalares e serviços, a contratação insuficiente e a desvalorização dos profissionais de saúde. Acentuou-se de forma preocupante atrasos a cuidados essenciais e estão por apurar as consequências ao nível da saúde.

Denunciamos que o SNS é o mais importante financiador dos privados, promovendo o negócio da saúde. Esta é uma situação inaceitável, mas que, ao invés de ser contrariada, continua a ser promovida.

Exigimos a necessidade de consolidar e desenvolver o SNS, com mais investimento, reforçando o seu carácter universal para garantir a coesão social e o bem-estar das populações.

Veja aqui a informação aos utentes e a tomada de posição desta Plataforma.