17 Maio, 2023
Marcha Pelo Direito à Saúde a 20 de maio
Mais SNS, Melhor Saúde! É o lema desta marcha. Este sábado, vem defender o Serviço Nacional de Saúde.

Assistimos à degradação do Serviço Nacional de Saúde, da resposta aos cuidados de saúde à população e dos direitos e condições de trabalho dos seus profissionais.

Não aceitamos que o Governo continue a não contratar os profissionais suficientes para a prestação de cuidados de saúde aos portugueses, e com qualidade.

Não aceitamos que o Governo desvalorize as suas remunerações, carreiras e condições de trabalho, que lhes imponha uma carga laboral cada vez mais pesada, empurrando-os para fora dos serviços públicos de saúde, favorecendo os interesses dos grupos privados.

Enquanto os trabalhadores da Saúde continuam a ver o seu salário desvalorizar e a população paga cada vez mais a saúde, o Governo transfere crescentes recursos do Orçamento do Estado para o setor privado.

.

É urgente a alteração da política de Saúde que tem como consequência 1 milhão e 600 mil utentes sem médico de família, a manutenção de extensas listas de espera para consultas, cirurgias e tratamentos, o encerramento de serviços públicos de saúde, o encerramento de centros de saúde, a carência de camas de internamento nos hospitais bem como de cuidados continuados e o congestionamento das urgências hospitalares por falta de outra alternativa dos utentes.

Sabemos que não é no setor privado que está a solução para o Direito à Saúde dos portugueses: é no SNS!

A situação a que se chegou exige uma forte resposta de toda a população e dos trabalhadores, a começar pelos profissionais de Saúde.

Para exigir condições de trabalho, carreiras e remunerações dignas aos profissionais de Saúde.

Para exigir mais investimento e reorganização do SNS.

Para garantir o acesso universal aos cuidados de Saúde, tendencialmente gratuito e independentemente dos seus recursos económicos, condição essencial à qualidade de vidada população e ao desenvolvimento do País.

Para garantir uma política de promoção da Saúde e de prevenção da doença.

.

Em 20 de maio, na “Marcha Pelo Direito à Saúde, exigimos uma política:

• que respeite os profissionais e garanta o direito à Saúde!

• que recupere e valorize o Serviço Nacional de Saúde, conquista de Abril, única garantia do direito à Saúde, consagrado na Constituição da República Portuguesa!

Organização da Marcha pelo Direito à Saúde, dia 20 de maio:
Lisboa | Campo Pequeno – 15 horas
Porto | Hospital São João – 15 horas
Coimbra | Centro de Saúde Fernão de Magalhães – 11 horas