20 Março, 2024
Manifestação de jovens trabalhadores a 27 março
Aumentar salários, reduzir horário, acabar com a precariedade, afirmar Abril por uma vida melhor, é o mote da reivindicação desta manifestação.

Somos jovens enfermeiros e não somos diferentes dos restantes trabalhadores. Junta-te a nós em luta por:

• Uma carreira que nos valorize

• Efetivação dos vínculos precários

• Aumento do salário em 15%

• 35 horas de trabalho semanal para todos

• Regulação dos horários de trabalho

• Contratação de enfermeiros.

27 março | 15H

LISBOA – ROSSIO
PORTO – GAIA [junto ao El Corte Inglés]

Os salários não chegam ao final do mês, o custo de vida está cada vez mais elevado, o horário com mais horas extraordinárias e mais desregulado, os vínculos precários são uma realidade que nos leva ao adiamento dos nossos projetos de vida.

Não vivemos de boas palavras e de agradecimentos, precisamos de salário!

Sabias que 46% dos trabalhadores que ficam desempregados é porque o seu contrato não é renovado?

Não podemos aceitar que, onde existe falta de enfermeiros, existam enfermeiros com contratos de trabalho a prazo e falsos recibos verdes.

Nenhum de nós é descartável e temporário. Somos imprescindíveis no SNS e exigimos um trabalho com estabilidade e com direitos.

Sabias que 60% trabalha entre as 40 e 70 ou mais horas semanais, sendo que um quarto desses profissionais trabalha 65 horas e 16% chega às 70 horas ou mais?

Queremos conciliar a vida profissional com a vida pessoal, queremos planear a nossa vida e não adiá-la, queremos emancipar-nos, queremos um salário que nos permita ter uma vida digna e de qualidade, uma carreira que valorize o nosso trabalho e que nos dê perspetivas de futuro.

Sabias que foi com a luta dos jovens trabalhadores que se conquistou o direito à Habitação?

Sair de casa dos pais é cada vez mais tarde e mais difícil devido aos custos da Habitação. Uns, são obrigados a mudar de cidade, outros a partilhar casa com mais pessoas, e outros ainda são obrigados a ter mais de um emprego para suportar o elevado preço das rendas.

Queremos uma vida melhor!