Nós, enfermeiros, queremos um SNS público, universal e gratuito. Vamos defender o SNS.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a única garantia de que todos podem ter um tratamento igual.
A sua defesa, exigindo investimento e melhoria das suas respostas, tem de ser uma luta de todos e para todos.
É por isso que a CGTP-IN convocou para 16 de setembro, sábado, uma Jornada Nacional de Defesa e Reforço do Serviço Nacional de Saúde, dirigida a todos os trabalhadores, aos profissionais de saúde e às populações em geral, para a defesa deste importante direito de Abril que a nossa Constituição consagra.
Por mais meios humanos, técnicos e financeiros; por uma organização que assegure a todos o acesso ao SNS e, através dele, a cuidados globais, integrados, de qualidade e em tempo útil; pela valorização de todos os profissionais; por um SNS público, universal, gratuito!
Todos à rua: acede aqui a todas as iniciativas nacionais.
O SNS, uma das mais importantes conquistas da Revolução de Abril, que compete ao Estado gerir e garantir, encontra-se sob imenso ataque.
O desinvestimento e subfinanciamento do SNS, a falta de valorização dos profissionais, a carência de equipamentos e as falhas na resposta aos utentes, quer nos Cuidados de Saúde Primários ou com longas listas de espera para consultas de especialidade, cirurgias, exames, tratamentos, entre outros é um problema que todos temos que exigir ser resolvido.
Quase metade do Orçamento do Estado para a Saúde vai para os grupos privados da Saúde, estimulando o negócio da doença, pagando serviços que o SNS poderia e deveria assegurar.
Isto não pode continuar.
Apesar de os centros de saúde e de os hospitais públicos sobreviverem com dificuldades, e mesmo assim continuarem a ser fonte de progresso social, é o SNS que garante a generalidade dos cuidados com impacto, nomeadamente, na elevada cobertura vacinal e nos tratamentos inovadores. Os grupos económicos constroem grande unidades a contar com o dinheiro de todos, mesmo que, quando é preciso, a resposta tenha de ser encontrada no SNS, como aconteceu durante o Covid-19.
Sabemos que é no SNS que está a solução para o Direito à proteção da saúde dos portugueses!
O SNS é a garantia do acesso universal à generalidade dos cuidados de saúde, independentemente das condições económicas e sociais de cada um, premissas essenciais à qualidade de vida da população e ao desenvolvimento do país.