27 Setembro, 2023
Até já, Enf.º Pedro Loureiro
É com profunda tristeza e consternação que anunciamos o falecimento do Pedro. É com um forte abraço de solidariedade que envolvemos a sua família, em especial a filha. 

O Pedro foi, é, um companheiro de estrada. Daqueles que gostamos de ter por perto. A sagacidade da sua inteligência e a bondade com que a transmitia fazia dele um ser único, especial. 

A forma simples como se apresentava guardava a riqueza de um Homem bom, desprovido de preconceitos e aberto a todos. Talvez por isso tenha escolhido a Saúde Mental. Não raras vezes invocava essa sua condição para recolocar o que para si era, também, importante: a Enfermagem, os enfermeiros e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses que ajudou a construir. 

O Pedro Loureiro fez parte do grupo que fundou em 1989 a Comissão Pró-Sindicato Nacional, que desencadeou o processo para que o então Sindicato dos Enfermeiros da Zona Sul e Açores se transformasse no Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. 

Não mais largou a causa sindical! 

“Talvez porque seja de Saúde Mental, essas mãos para mim simbolizam o toque, o cuidar…”, dizia o Pedro na última reunião da Comissão Executiva.

Pedro, não esqueceremos o teu toque porque ainda que a tua estrada tenha agora chegado ao fim, o teu exemplo de vida e a tua memória permanecerão para sempre. 

Até já, Camarada e Amigo.

Exéquias fúnebres

Pedro Loureiro


28 de setembro

9h30 | Vai estar em câmara-ardente na Igreja Nossa Senhora de Lurdes (Rua Dr. António José de Almeida – Coimbra)

16h30 | Missa de corpo presente