17 Outubro, 2023
Juntamo-nos à greve da Frente Comum dia 27 de outubro
A 27 de outubro, nos turnos da noite, manhã e tarde, os trabalhadores da administração pública - incluindo nós, enfermeiros -, vão exigir retribuição justa pelo trabalho e melhores condições de vida.

O teu salário chega até ao final do mês? O teu salário permite-te ter uma vida pessoal e social sem despertar sentimento de culpa?

É por isso que deverás exigir aumentos salariais não inferiores a 15%, num mínimo de 150€ e fazer greve a 27 de outubro.

Estás farto de, todas as vezes que vais ao supermercado, constatares que os preços dos bens essenciais estão mais elevados – pão, carne, leite, ovos -, a par da água, do IMI, dos seguros… e que o teu dinheiro não estica?

É por isso que é importante fixar limites máximos dos preços, principalmente dos bens e serviços essenciais, uma das reivindicações da greve de 27 de outubro

Estás farto de ouvir que as grandes empresas (EDP, REN, SONAE, GALP, etc.) e os bancos estão a ter lucros astronómicos e que esses lucros resultam do que te obrigam a pagar a mais?

É por isso que deverás exigir que sejam taxados os lucros “inesperados” das grandes empresas.

Estás farto de permanecer 10 anos na mesma posição remuneratória, graças a um sistema de avaliação perverso, burocrático, que não valoriza o trabalho nem os trabalhadores?

É por isso que deverás exigir a alteração do SIADAP em prol de um sistema de avaliação formativo, equitativo, transparente e sem quotas, que valorize realmente os trabalhadores, potenciando o desenvolvimento e a progressão profissionais e a melhoria dos serviços públicos, outro dos objetivos da greve de 27 de outubro.

Estás farto de uma carreira que não corresponde ao valor do teu trabalho?

É por isso que deverás exigir a alteração da Tabela Remuneratória Única, valorizando o valor de cada um dos seus níveis, fazendo greve a 27 de outubro.

Estás farto que o Ministério da Saúde não resolva as injustiças relativas?

É por isso que deverás exigir a reunião ao Ministério da Saúde e, caso seja necessário, avançar para formas de luta especificas, além de fazer greve a 27 de outubro.

Estás farto de sentir que não consegues chegar aos 66 anos e continuar a prestar cuidados com qualidade àqueles que deles precisam?

É por isso que deverás exigir a aposentação mais cedo, outro dos objetivos da greve de 27 de outubro,

Estás farto de trabalhar horas a mais, sem condições, nem tempo para prestares cuidados dignos, com a agravante de serem horas mal remuneradas?

É por isso que deverás exigir a contratação de mais enfermeiros e a efetivação de todos os que estão em vínculos precários, fazendo greve a 27 de outubro e reclamando um horário que não vá além das 140 horas contratualizadas.

Se estás farto, não tens alternativa. Faz greve a 27 de outubro.

O superávit anunciado é resultado do teu – do nosso – empobrecimento. Exige aumentos salariais que permitam recuperar o poder de compra que perdeste.