2 Abril, 2024
Enfermeira Isabel Soares – Homenagem
A Enfermagem Portuguesa está mais pobre. Recordamos o percurso de Isabel Soares. 

Foi com pesar que tivemos conhecimento do falecimento da Enfermeira Isabel Soares. Deixamos um forte abraço de solidariedade à sua família.

A Enfermeira Isabel Soares teve um percurso notável na defesa e no desenvolvimento da Enfermagem Portuguesa.

Foi Professora na Escola de Enfermagem do Hospital de Santa Maria, tendo obtido o Certificate in Nursing Education and Administration, no Institut Marguerite d’Youville, no Canadá (1963 – 1964).

Em 1966 transitou para a Direção Geral dos Hospitais, como Técnica de Enfermagem, onde permaneceu até 1976, altura em que se transferiu, também como Técnica de Enfermagem, para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Em 1985 exerceu funções como Enfermeira Diretora do Departamento de Ensino de Enfermagem, função que manteve até 1989. Transitou para o Departamento de Recursos Humanos do Ministério da Saúde, também como Enfermeira Diretora do Setor de Ensino de Enfermagem até 1993. Durante este período concluiu a Licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1976 – 1982) e o Mestrado em Ciências da Educação – área de Pedagogia na Saúde, na Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da mesma Universidade (1990 – 1994).

Foi membro da Comissão Instaladora da Escola de Enfermagem do serviço de Saúde Militar, como delegada do Ministério da Saúde, em 1978, da Missão Portuguesa à República da Guiné-Bissau, no âmbito da cooperação bilateral no campo da saúde com os PALOP.

Em 1988, foi membro da comissão conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação para a integração do ensino de Enfermagem no sistema educativo nacional, funções que desenvolveu em paralelo para elaborar o programa de Assistência Técnica ao Hospital Américo Boavida de Luanda, no âmbito da cooperação de Portugal e União Europeia. Foi ainda consultora para “Technical Assistance for the design for a comprehensive training policy for health care professional in Latvia”, em 1994, e também no âmbito do programa FHARE para a Húngria – “Training and Staff Development Sub Project”, em 1995.

Em 2003, membro da Comissão Técnica para o Ensino da Enfermagem e coordenadora do projeto Biblioteca Móvel em Português da Ordem dos Enfermeiros.

Foi membro da Associação para a Promoção da Saúde Pública, da American Association for History of Nursing e membro fundador da Sociedade Portuguesa de História dos Hospitais e da Associação Nacional de História de Enfermagem, tendo exercido, em ambas, funções nos órgãos sociais.

Representou a enfermagem portuguesa em diversas reuniões do Conselho de Representantes Nacionais do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), no Comité Permanente de Enfermeiros da União Europeia e no Grupo de Enfermeiros Investigadores da Europa, no qual coordenou o grupo de trabalho que elaborou uma proposta de integração da Investigação na Formação em Enfermagem.

No Conselho Internacional (ICN) foi eleita para o “Board of Directors” durante um mandato e recebeu um diploma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Das suas diversas publicações, destaca-se a que resultou da sua dissertação de mestrado “Da Blusa de Brim à Touca Branca. Contributo para a História do Ensino da Enfermagem em Portugal (1880 – 1950)”.

A Enfermeira Isabel Soares teve um papel preponderante na discussão e exigência do que viria a ser o Regulamento do Exercício da Profissão de Enfermagem.

À Enfermeira Isabel Soares, o nosso muito obrigada!

 

Exéquias Fúnebres

2 de abril a partir das 17 horas na Igreja de São João Baptista, Lisboa

Funeral a 3 de abril às 9h (para a Nazaré)