2 Outubro, 2020
2019-2020: premiar com “relevante” todos os enfermeiros
Esta sim é a forma de premiar quem esteve e está na linha da frente.

 

O Governo reconhece e aplaude o trabalho meritório e relevante dos enfermeiros no combate à pandemia. Exigimos que esse reconhecimento seja feito através da legislação existente, com a atribuição do RELEVANTE a todos os enfermeiros.

Os factos:

  • A maioria das instituições não iniciou o processo avaliativo, ou seja, não fizeram as entrevistas iniciais para contratualização dos objetivos e comportamentos dos avaliados.
  • As poucas que o fizeram ultrapassaram em muito os prazos previstos na lei (algumas estão a tentar fazer agora).
  • O ano de 2020 fica marcado pela pandemia que obrigou à reorganização dos serviços, à mobilidade de enfermeiros, ao aumento do número de horas extraordinárias à ausência de períodos de descanso, à não possibilidade de gozo de férias. Várias instituições aproveitaram para implementar outras modalidades de horários como é exemplo os turnos de 12 horas ou os horários em espelho, aumentando a penosidade do exercício de funções.

Todos os enfermeiros estiveram na linha da frente, independentemente do contexto de trabalho:

– Não apenas 20% dos enfermeiros estão na linha da frente.

– Não apenas 20% dos enfermeiros contribuíram para que o nosso SNS conseguisse e continue a dar as respostas integradas em cuidados de saúde, que os doentes e utentes precisam e se exige.

– Não apenas 20% estão empenhados na retoma assistencial para garantir a diminuição das listas de espera das primeiras consultas e de cirurgias.

– Não apenas 20% dos enfermeiros estão envolvidos e a desenvolver projetos que permitem garantir maior segurança e confiança dos cidadãos nos serviços de saúde.

A nossa exigência é mais do que justa.

Em momentos de exceção exige-se medidas de exceção. O Governo tomou-as e legislou abundantemente.

Pode agora, também, legislar esta exceção: “Como reconhecimento do desempenho meritório de TODOS os enfermeiros, será atribuída no biénio 2019-2020 a menção qualitativa de RELEVANTE”.