5 Julho, 2021
ULS Nordeste: contabilizou 1,5 pontos/ ano independentemente do vínculo
Reunimos com Enfermeiro Diretor no dia 29 de junho. Regularização dos vínculos precários, progressões, Avaliação do desempenho e Harmonização dos dias de férias aos enfermeiros com CIT, foram alguns dos assuntos abordados.

 

Regularização de Vínculos Precários

SEP – Face à carência, todos os enfermeiros com vínculo precário (contrato a termo certo/CTC de 4 meses), contrato a termo incerto e, destes, com fundamento em substituição de colegas, “devem passar a efectivos” (contrato sem termo).

ED – Todos os CTC de 4 meses estabelecidos e que perfizeram 8 meses até 31 de março de 2021 foram já reconvertidos em contratos sem termo.

Todos os contratos a termo certo, celebrados a partir de 31 de julho, foram reconvertidos em contratos a termo incerto.

Os “contratos de substituição” estão a ser convertidos em contratos sem termo, de acordo com os postos de trabalho que vão ficando vagos no mapa de pessoal. E, à data da reunião, apenas restavam 3 contratos de “Substituição” que ainda não tinham sido reconvertidos.

 

Descongelamento das progressões / Avaliação do Desempenho

SEP – As exigências inerentes à “resposta ao quadro pandémico” envolveu todos enfermeiros e por isso todos devem ser valorizados. Por outro lado, não houve condições de concretizar, nos termos legais, a Avaliação do Desempenho. Neste quadro, junto do Governo e Ministério da Saúde, estamos a exigir a sua não concretização e a atribuição de pontos/relevante.

Sugerimos que se atribuísse desde já a avaliação mínima positiva, desbloqueando a progressão de um conjunto de enfermeiros, sem prejuízo de retificação posterior dessa avaliação.

Questionamos a forma como foram atribuídos os pontos e a razão pela qual não foram atribuídos pontos a alguns enfermeiros que tinham progredido em 2004 e 2005.

ED – Informou que, finalmente conseguiram avançar com o processo e, reconhecendo o atraso verificado, tendo em conta a complexidade da situação, afirmou que o CA tem a expectativa de conseguir reposicionar os enfermeiros que ainda não o foram durante o mês de julho e, consequentemente, pagar os valores correspondentes no vencimento do próximo mês.

Para o efeito, a ULS Nordeste contabilizou 1,5 pontos / ano, entre 2004 e 2014, independentemente do vínculo (CTFP ou CIT) e da atualização do vencimento nos 1201 euros.

No que se refere às situações em que não foram atribuídos pontos em 2004 e 2005 pelo facto destes enfermeiros terem progredido no 2º semestre do referido ano, foi assumida uma correção à interpretação jurídica inicial e ficou o compromisso de que seria corrigida a situação e atribuídos os pontos correspondentes, com os efeitos devidos, aliás, de acordo com a exigência do SEP.

Por outro lado, informou que estão neste momento a reunir a informação dos processos individuais de Enfermeiros que vieram de outras instituições (46 casos) para que, também estas situações sejam resolvidas e contabilizados os pontos correspondentes.

Estes compromissos assumidos pelo Enfermeiros Diretor referem-se a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo (CIT ou CTFP).

 

Harmonização dos dias de férias aos Enfermeiros com CIT

SEP – O SEP voltou a colocar a situação da harmonização dos dias de férias aos enfermeiros com CIT (1 dia por cada 10 anos de serviço) dando exemplos de algumas instituições que já o fizeram.

Para tal basta que o CA esteja disponível para o fazer e delibere nesse sentido com a simples emissão de uma circular interna.

Disponibilizamo-nos para apoiar no que fosse necessário, assim o CA entendesse fazer este caminho.

ED – Demonstrou abertura para estudar o assunto e levá-lo à discussão em sede de Conselho de Administração.

 

Enfermeiros em Mobilidade

SEP – O SEP questionou o Enfermeiro Diretor sobre algumas situações de colegas que estão em Mobilidade na ULS do Nordeste e que solicitaram a consolidação do vínculo.

ED – Todas as situações existentes foram a reunião do CA, que deliberou de forma positiva, concordando com a sua consolidação. Os processos seguirão agora o percurso normal de consolidação.

Colega, o SEP acompanhará a situação da ULS do Nordeste, nomeadamente no que se refere aos compromissos assumidos e voltará a intervir se necessário e sempre que necessário.