6 Novembro, 2023
Concentração em frente ao Hospital de Chaves a 10 de novembro
Enfermeiros em defesa do SNS contra o encerramento de serviços no Hospital Chaves, a 10 de novembro, às 11 horas.

O SNS não recusa cuidar nenhum cidadão português ou de outra nacionalidade, não exige dinheiro à “cabeça” para cuidar, não recusa cuidados de saúde ou medicamentos mesmo que sejam inovadores e onerosos, não inicia tratamentos e interrompe-os porque o doente não os pode pagar, não se escusa de enfrentar pandemias ainda que isso possa, por momentos, fazer aumentar as listas de espera.

O SNS salva vidas nas áreas mais remotas apostando nos melhores e mais eficazes meios – viaturas rápidas de emergência médica e helicópteros – para responder a todo o tipo de necessidades: enfartes, acidentes rodoviários ou outros, etc.

O SNS, é uma das mais importantes conquistas da Revolução de Abril e que compete ao Estado gerir e garantir, encontrando-se neste momento sob imenso ataque.

O desinvestimento do SNS como a falta de valorização dos seus profissionais, a carência de equipamentos e as falhas na resposta aos utentes nos cuidados de saúde primários, nos cuidados continuados, no congestionamento das urgências hospitalares e ainda nas longas listas de espera para consultas de especialidade, cirurgias, exames, tratamentos, entre outros, é um problema que todos temos que exigir que seja resolvido.

É disso exemplo, o que estamos a verificar no Hospital de Chaves, com o encerramento de serviços.

Reportagem SIC | SEP – DR Trás-os-Montes

É inaceitável que, desta forma, se destrua o SNS que é uma das mais importantes conquistas da Revolução de abril e que compete ao Estado gerir e garantir, encontrando-se neste momento sob imenso ataque.

Colega, não podemos deixar de nos associar a esta luta. O SEP está contigo.

Com o descongelamento, em 2018, seria expectável que, finalmente, fosse retomado o normal e regular desenvolvimento da profissão, mas muitas injustiças para com os enfermeiros continuam por resolver. Por isso, em prol da solução dos nossos problemas, pelo nosso Hospital, pelos utentes do Alto Tâmega e do nosso SNS, junta te a nós, adere à greve de 10 de novembro e marca presença na:

Concentração em frente ao Hospital de Chaves
10 novembro 2023 | 11 horas