Integrado na nossa campanha “Agora somos nós”, a 2 de setembro, entre as 9h30 e as 12 horas, iremos estar na entrada do Hospital de Tomar para evidenciar a importância dos enfermeiros e do Serviço Nacional de Saúde (SNS) junto da população.
Os enfermeiros têm sido ignorados pelo Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) – Hospital de Tomar e Torres Novas. A pandemia foi um período muito difícil. Mas nem assim o CHMT considerou os seus profissionais.
Denunciamos os problemas que o CHMT tem causado. Nomeadamente o não ter avaliado muitos enfermeiros entre 2004 e 2014. Deste modo, ao imputar o resultado aos profissionais, prejudica a sua remuneração. Desde 2018 que tentamos resolver esta questão, sendo o CHMT dos poucos hospitais que ainda não aplicaram corretamente o descongelamento.
Também a carência generalizada de enfermeiros continua com muitos a emigrarem ou rumarem para o privado. A dificuldade de contratação de enfermeiros faz-se sentir nas horas extraordinárias sistemáticas para colmatar a falta de colegas.
O governo reconhece o esforço e dedicação dos enfermeiros mas continua sem resolver problemas que se têm vindo a agravar!
Sentimo-nos injustiçados e exaustos!
Reivindicamos:
- A justa contagem de pontos para efeitos de progressão a todos os enfermeiros, inclusive CIT;
- A urgente contratação de enfermeiros com vínculo efetivo;
- A harmonização de direitos entre enfermeiros com vínculos contratuais diferentes, desde logo, pelo direito aos mesmos dias de férias;
- Medidas de compensação do risco e penosidade da profissão, nomeadamente através da aposentação mais cedo.
Os enfermeiros têm respondido às exigências que lhe são colocadas.
Os enfermeiros cuidam da população. Agora, precisamos que cuidem de nós!
É, face a esta realidade, que convidamos os Srs. Jornalistas para que também se juntem a nós nesta campanha e estejam presentes na conferência de imprensa, a realizar no dia 2 de setembro de 2021, pelas 11h00, na entrada do Hospital de Tomar.
Nota enviado aos media 1 setembro 2021