2 Abril, 2019
Encontro de saúde: 40 anos de SNS uma conquista de abril
A Plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde, irá realizar um encontro de saúde, no dia 15 de maio no auditório de Sete Rios.

 

Este encontro terá como temática os ‘40 anos de Serviço Nacional de Saúde uma conquista de abril’. Irá decorrer no auditório de Sete Rios, no dia 15 de maio, das 9h30 às 13h00.

Os intervenientes serão:

Célia Portela | Plataforma Lisboa em defesa do SNS – Ataque ao SNS e lutas travadas.

Carlos Silva Santos | Médico de saúde Pública – Processo histórico do SNS e o papel dos profissionais de saúde.

Cecília Sales | Movimento de Utentes dos Serviços Públicos – Situação nos Cuidados de Saúde Primários e efeitos nos utentes.

Eugénio Rosa | Economista – Financiamento. Papel do estado nas PPP e ADSE.

Assinalando 40 anos de existência, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) resulta da contribuição da Revolução de Abril de 1974. Até aqui, o acesso da população à saúde estava dependente dos recursos económicos.

Porém, o SNS é atacado desde a sua criação. A tendência dos últimos governos é a de reduzir o papel prestador do Estado e da atribuição desta responsabilidade ao setor privado. Prova disso está nos 3726 milhões de euros, cerca de 40% do Orçamento do SNS, sem contar com os medicamentos, investidos no privado.

O Estado deve ter um papel central na garantia do direito à saúde, independentemente da situação sócio-económica de cada um, um direito que a Constituição da República Portuguesa consagra e que o SNS assegura. O privado deve ter um papel apenas supletivo.