9 Junho, 2020
Urgência do Hospital Geral dos Covões na linha de trás de quem (des)governa
Recentemente, a administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra comunicou em reunião aos responsáveis da urgência do Hospital Geral dos Covões que, a partir de 1 de julho, este serviço passaria a ser um Serviço de Urgência Básico (SUB).

 

A implementação deste SUB apenas confirma o que há anos os profissionais e os sindicatos vêm afirmando, quanto ao desmantelamento, à desqualificação e diminuição da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) dada a sobrelotada capacidade de resposta da Urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Atualmente, e principalmente no futuro face às necessidades em saúde que vão aumentar.

Esta decisão agora transmitida, com a aparente anuência da ARS Centro, só pode ter como consequência a drástica diminuição da capacidade assistencial no SNS com o desmantelamento de uma estrutura válida e essencial. E tal é feito sem que se tenha demonstrado que a mesma é efetivamente dispensável (!).

Disto resulta a (ainda maior) concentração de doentes nos Hospitais da Universidade de Coimbra – uma estrutura já no limite da sua capacidade e sem previsível reforço de recursos humanos.

Solidarizamo-nos, por isso, com todos os profissionais do Hospital Geral dos Covões, apelando por isso, à participação no CORDÃO SOLIDÁRIO PELO HOSPITAL DOS COVÕES, no próximo dia 9 de junho pelas 10h30, à entrada principal do hospital.

Pl´As Associações Sindicais Subscritoras: Sindicato dos Enfermeiros Portugueses| Sindicato dos Médicos da Zona Centro| Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica| Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais| Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas| Sindicato da Hotelaria do Centro| União dos Sindicatos de Coimbra

Nota enviada à comunicação social a 8 de junho.