13 Fevereiro, 2023
Integrado na nossa luta das injustiças Norte/ Sul, neste dia 15 de fevereiro os enfermeiros do Hospital da Figueira da Foz vão estar em greve das 11 às 13 horas.

 

Exigimos negociar orientações claras que resolvam em definitivo todos os problemas identificados. Contra a discriminação, lutar pela resolução das injustiças.

Decorrente da publicação em diploma legal da atribuição de pontos para efeitos de valorização e progressão salarial dos enfermeiros, o Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) está a concretizar erroneamente a sua legal aplicação.

Colegas, junta-te a nós neste dia de luta, das 11 às 13 horas, em frente ao hospital. Exigimos:

  • Pagamento dos retroativos a 2018 ;
  • Resolução de todas as situações que provocam injustiças relativas:

– Contagem de pontos a todos os enfermeiros promovidos às categorias de especialista e chefe entre 2004 e 2011;
– Contabilização de pontos a todos os vínculos precários;
– Contabilização de pontos por ano civil.

A contabilização de pontos determina a aquisição do direito a progredir com 10 pontos. A aquisição desse direito implica a progressão na carreira e consequente valorização salarial. Estamos fartos que poupem dinheiro à nossa custa!

Recordamos que sobre esta matéria de atribuição de pontos e consequente pagamento de retroativos a janeiro de 2018, o HDFF, já o ano passado perdeu em tribunal, mas continua a cometer o mesmo erro para os restantes enfermeiros. Só quer pagar retroativos a janeiro de 2022. Inadmissível!

O Ministério da Saúde continua a não resolver as várias situações de inversão de posicionamento relativo entre os enfermeiros e, após já termos reunido com o HDFF, constatamos que existem interpretações erróneas do diploma.