A nossa posição sobre os chamados prémios COVID é conhecida e agora confirma-se a tremenda injustiça desta medida. Amanhã faremos a denúncia pública.
CONCENTRAÇÃO HOSPITAL GUARDA, 23 DEZEMBRO 2020, 11H com Conferência imprensa às 11.30h
Junto à entrada do Serviço de Urgência Hospital Sousa Martins – Guarda
A posição do SEP, relativamente à atribuição de prémios de desempenho, já foi transmitida ao Ministério da Saúde e é pública:
- A atribuição de prémios de desempenho é discriminatória.
- A resposta à pandemia foi sistémica, isto é, todos os enfermeiros estiveram envolvidos.
- Os critérios impostos pelo Ministério da Saúde afunilam a sua atribuição, para poupar dinheiro.
- A nossa proposta é a atribuição da menção de RELEVANTE a todos os enfermeiros no biénio avaliativo que termina em dezembro de 2020 e a harmonização dos dias de férias aos enfermeiros com CIT.
Numa altura em que o Ministério da Saúde mantém os problemas dos enfermeiros por resolver, nomeadamente:
– Vinculação dos enfermeiros com contratos precários;
– A correta e justa atribuição de pontos para efeitos do descongelamento das progressões;
– A correção das injustiças criadas com a transição para a Carreira de Enfermagem, reformulada em 2019
– Compensação pelo Risco e Penosidade da profissão de Enfermagem
Vem agora, o mesmo Ministério da Saúde, oferecer este “presente envenenado” aos enfermeiros que estiveram (e se mantém) na linha da frente do combate à pandemia da doença COVID-19, mantendo as condições precárias, a exaustão e a desvalorização do trabalho destes profissionais.
Na ULS da Guarda, a compensação aos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde envolvidos no combate à pandemia da doença COVID-19, é discriminatória.
A ULS da Guarda já pagou esta compensação a parte dos enfermeiros com os critérios enunciado no DL 101-B/2020, no entanto nem todos os enfermeiros que cumpriram os critérios o receberam.
Com este cenário, iremos uma concentração, no próximo 23 de Dezembro, às 11h, em frente ao Serviço de Urgência do Hospital Dr. Sousa Martins – Guarda e convidamos os Srs. Jornalistas para uma Conferência de Imprensa que realizaremos às 11.30 h, no mesmo local.
Nota à comunicação social enviada a 22 de dezembro