A 29 de maio juntámo-nos com a União dos Sindicatos de Viseu na iniciativa "Pela Dignidade do Serviço Público de Saúde". Reafirmamos a importância do Serviço Nacional de Saúde para as populações, como instrumento justo e igual na resolução de muitos dos seus problemas.
Decorrente das informações de que a Urgência Pediátrica da ULS Viseu (Hospital de Viseu) vai encerrar à noite, a partir de 1 de junho, tomámos a iniciativa e desafiámos a União dos Sindicatos de Viseu e os seus sindicatos que representam trabalhadores do setor da saúde (Função Pública e Hotelaria) e o Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde do Distrito de Viseu, para uma concentração em frente ao Hospital de Viseu, com conferência de imprensa.
“Pela Dignidade do Serviço Público de Saúde”
Tendo surgido no rescaldo da revolução de abril, dispôs-se como rede pública prestadora de cuidados de saúde, com o intuito de prestar, de acesso gratuito e universal, os cuidados globais de saúde a toda a população, conseguindo reduzir substancialmente a taxa de mortalidade infantil e materna, aumentar a esperança de vida e sua qualidade e, pelo sucesso das campanhas de vacinação, diminuir o impacto das doenças transmissíveis.
Hoje o serviço nacional de saúde depara-se com desafios ainda mais exigentes. A prestação de cuidados de saúde tem de dar resposta, de forma insubstituível, a problemas de saúde emergentes, que decorrem das alterações sociais, económicas e climáticas. Tomemos como exemplo o crescente envelhecimento da população, o aumento dos ritmos de trabalhos, a desregulação dos horários de trabalho, o aumento do conhecimento científico, o surgimento de novas e complexas patologias, o aumento da incapacidade e da patologia mental.
Isto significa que um depauperado SNS tem de encontrar permanentemente novas respostas aos problemas, no desiderato da melhoria da qualidade e da redução das desigualdades.
O foco deste serviço público deixou de ser apenas a doença e a resposta passou a ser multidisciplinar e multifocal e engloba diversas perspetivas, visões e sensibilidades científicas.